terça-feira, 17 de abril de 2012

Extrema paixão pela Fotografia e outros assuntos


     Olá amores. Lembram que eu falei da minha nova paixão intensa e devastadora pela fotografia?! Pois é, lendo o livro "O que é fotografia" do Cláudio Araújo Kubrusly, eu me deparei com um trecho do livro que fez todo o sentido do mundo pra mim. Acho que vale muito a pena ler, até para entender o post.

"Escravo do espelho meu..."

     "... vinde do espaço profundo e dizei se existe no mundo mulher mais bela que eu!" Branca de Neve ou Afrodite - tanto faz. O pomo de ouro da discórdia dizia apenas: "À mais bela"... e pela beleza se mata, se faz a guerra. Beleza efêmera, vã, ilusória - diz a própria palavra vaidade. Que importa? - o homem é efêmero também.
     Por sua própria natureza, a fotografia estabelece, antes de tudo, um julgamento sobre a beleza de cada um. Quando resta apenas o aspecto visual de uma pessoa, a única certeza que podemos ter é sobre sua aparência. A informação contida numa fotografia pode ser extremamente rica (minuciosa), mas é totalmente parcial, e nem mesmo quanto à aparência a imagem estática é sempre infalível. A beleza de um ser não se resume a seu aspecto exterior e nem sempre a fotografia transcende esta superfície. Se a perfeição das formas e traços fisionômicos fossem os únicos critérios válidos de julgamento, deveríamos buscar nos concursos de "Miss Universo" o que de mais representativo existe de humanidade.
     Bom, o trecho se refere ao ideal de beleza que buscamos tanto, mas afinal, "Qual é esse ideal de beleza?" Esse é o tipo de assunto que dá pano para manga. 
     Nas aulas de historia da arte sempre estudamos que antigamente muito antigamente, mas precisamente no período paleolítico, a conhecida Vênus de Willendorf era a representação da idealização da figura feminina. Dizem que o seu corpinho volumoso tenha uma relação forte com o conceito da fertilidade
     Depois vieram as Vênus gregas, romanas e todas as outras que representavam esse ideal de beleza da época, mas será que elas eram realmente "belas"?
     Nesse contexto "do que é belo ou não", eu trouxe duas fotografas famosas coisa rara que souberam se expressar de uma maneria diferente na fotografia. Uma que mostra a "real" beleza aos olhos da sociedade e outra que, nas próprias palavras, mostra o "outro lado". 

     Vamos começar com Julia Margaret Cameron (1815-1879)Ela foi uma fotografa britânica que se tornou conhecida por "capturar a beleza". Ela escreveu: "Eu ansiava para prender toda a beleza que vieram antes de mim e, por fim o desejo foi satisfeito". 
     A maior parte das fotografias de Cameron se enquadram em duas categorias: retratos e alegorias baseadas em obras religiosas e literárias. Nessa ultima em particular, sua influência artística foi claramente pré-rafaelita perfeição em pessoa.
 
     "Do outro lado", como já dizia a temática principal de sua fotografia, está a fantástica Diane Arbusuma fotógrafa americana que captava o lado mais angustiado da cultura americana. Ela deu início à carreira de fotojornalista e publicou em diversas revistas.
     Em 1971 suicidou-se tomando barbitúricos e cortando os pulsos. Diane fotografou essencialmente pessoas à margem da sociedade e pessoas comuns em poses e expressões enigmáticas.
     "Para mim o sujeito de uma fotografia é sempre mais importante que a fotografia. E mais complicado…"

     No fim das contas eu acho o trabalho que as duas fazem super bonito. Obvio que muitos vão achar o que a Julia M. Cameron faz mais bonito, até  porque está mais próximo do que a atual sociedade considera o "ideal de beleza". Mas para mim a Diane faz algo que  é surpreendente. Ela emociona de uma maneira diferente e que toca totalmente na ferida das pessoas. O que eu acho engraçado é que desde aquela época (aproximadamente década de 60) as pessoas continuam associando as pessoas como as das fotos da Arbus de estranhas e excluídas. Engraçado porque a sociedade evoluiu em tantos outros aspectos e nesse continua tão retrógrada. Na verdade eu penso que atualmente as pessoas estão menos abertas do que há décadas atras. 
     O que eu sei, e que para mim a Diane ensina muito bem, é que não importa qual o seu "grau de beleza", sempre terá alguém que encontrará beleza nos mais distintos traços de você e que sempre tem alguém, tão estranho ou tão normal quanto você (depende do seu referencial), que te aceitará do jeito que você é. \o/


     Então é isso pessoas. Eu queria postar isso aqui no blog fazia tempo, mas só agora consegui terminar. Então ta aí. Não é um texto muito comum aqui no blog, mas que me deixou muito empolgada. Acho que vou começar a escrever mais sobre esses assuntos por aqui, se vocês gostarem, claro. E vamos aceitar as diferenças sem julgá-las né pessoinhas.
     Espero que gostem, um beijo gigante para vocês e...

Um comentário:

  1. Olá! Venho avisando que o Donna Bella está desatualizado e agora é Glamode um guia saboroso dos assuntos mais quentes da atualidade...Vem visitar a gente!!! glamode.com.br

    Beijos Isabela Ferreira

    ResponderExcluir