sábado, 19 de maio de 2012

Arquitetura da Dança

     Amores... Eu sumi completamente né?! Desculpem é que do meio do semestre para o final as coisas complicam né. Aí eu sempre fico sem tempo de postar, e isso me deixa super triste, mas eu juro que sempre que rola um tempinho eu corro aqui para vocês.
     Mas então, o post de hoje vai juntar duas coisas que eu amo de paixão, ballet e arquitetura. Então vamos direto ao assunto...

     O famoso arquiteto espanhol Santiago Calatrava colaborou com o New York City Ballet para o seu festival da temporada de primavera de 2010, "Arquitetura da Dança". Um dos eixos principais do espetáculo é desafiar a gravidade, por isso trabalhar com Calatrava, que é conhecido por suas obras arquitetônicas que sugerem vôo. O festival "Arquitetura da Dança" incluiu sete balés com estréia mundial, cinco dos quais o cenário foi projetado por Calatrava. 
     Duas formas de arte completamente diferentes, dança e arquitetura exercem uma atração inegável. Esse magnetismo mútuo existe porque ambas as formas de arte são notavelmente dependentes do corpo humano, a sua dimensão, suas linhas, os movimentos em todo o espaço e como o espaço é articulado, percebido e adaptado para a experiência humana. 
     Como Michelangelo disse: "A arquitetura depende do corpo humano." E assim se faz a dança.
     Um dos planos de fundo é uma reminiscência das pontes esculturais de Calatrava. Essa estrutura apresenta uma fluidez e não é só interessante pela escala e pela forma, mas como os bailarinos se desdobram para fazer poses semelhantes as esculturas do arquiteto. Os objetos se movem e mudam de forma, assim como os bailarinos. 
     O outro plano de fundo é uma série de discos flutuantes em ouro amarelo brilhante que se move no espaço conforme a dança progride. Tanto a escala quanto os movimentos são muito intrigantes e parece melhorar o relacionamento entre o dançarino, o espaço, a luz e a música. Os discos têm um brilho quase etéreo.

    Como eu falei anteriormente são duas artes totalmente distintas mas que se colocadas juntas se completam totalmente. Eu sou super suspeita para falar sobre esse trabalho porque são duas paixões que estão impregnadas em mim, e sem falar que eu adoro o trabalho do Calatrava.
     
     Gente, agora mudando um pouco de assunto, eu tenho novidade para vocês!!! Agora o blog tem um TUMBLR. Isso mesmo quem quiser seguir lá é só clicar no link. Quem puder ajudar aí né ;D Eu agradeço desde já. 
     Então é isso amores, espero que tenham gostado do post. Um super beijo para vocês e...

Nenhum comentário:

Postar um comentário