sábado, 14 de abril de 2012

Drink Me - Robert Doisneau

     Olá pessoas lindas. Olha eu aqui de novo pra falar de: FOTOGRAFIA. Ai que coisa mais linda não?! Depois que você passar a olhar uma certa coisa com um olhar diferente é muito legal. Ultimamente eu ando vendo muitas fotos e fotógrafos incríveis, então o que não vai faltar esse semestre no blog é esse assunto. Então para mais um dia lindo ilustrado com fotos maravilhosas eu escolhi o mágico Robert Doisneau para mostrar para vocês. Na verdade eu passei pelo google e vi que hoje seria o 100º aniversário dele, então, post para vocês! O google sempre me ajudando aqui né.
     Então, sem mais delongas, bora falar do cara. 
     Robert Doisneau foi um famoso fotógrafo francês que, assim como eu, era um apaixonado por fotografias de rua, registrando a vida social das pessoas que viviam em Paris ai que glamour e em seus arredores, mas também trabalhou em fotografias para publicações em revistas, assim como a famosa fotografia "O Beijo do Hotel de Ville", tirada em Paris em 1950. 
     Doisneau era conhecido por sua modéstia e imagens irônicas, misturando as classes sociais das ruas e cafés de Paris. Influenciado pela obra Atget, de Kertész e Cartier Bresson me apaixonando pelos primeiros e loucamente apaixonada pelo ultimo, Doisneau apresentou ao mundo uma visão encantadora da fragilidade humana e da vida como uma série de momentos calmos e incongruentes.
Musician in the Rain
Hell (1952)
Sidelong glance (1948)

"As maravilhas da vida cotidiana são tão emocionantes. Nenhum diretor de filmes pode organizar o inesperado que você encontra na rua". Robert Doisneau.
     Doisneau ganhou vários prêmios ao longo de sua vida, entre eles o prêmio de Balzac , o Grand Prix National de la Photographie, o Prêmio Niépce e o prêmio Kodak. Foi feita em 1973 a curta-metragem "Le Paris de Robert Doisneau". Mais tarde, em 1992, a atriz e produtora francesa Sabine Azéma fez o filme Bonjour Monsieur Doisneau.
Le Velo du Printemps (1948)

     Ele ganhou uma galeria fotográfica batizada em sua homenagem em sua cidade-natal na França, a Maison de la Photographie Robert Doisneau. Em honra da sua fotografia de "cultura de rua das crianças" há várias Escolas Primárias em sua homenagem.
School Kids
Information Scolaire (1956)
     Muitos dos seus retratos e fotos de Paris a partir do final da II Guerra Mundial até os anos 1950 foram transformadas em calendários e postais e tornaram-se ícones da vida francesa.
Down to the Factory (1946)

     Bom gente, e é isso. O post ficou com muitas imagens porque para mim é quase impossível escolher qual a melhor foto dele. Eu sinceramente queria poder colocar todas mas o post ia ficar ainda mais extenso, então eu peço um super favor, olhem as outras fotos do cara. Ele é realmente incrível, para mim um dos melhores fotógrafos que até hoje eu já vi. Então quanto mais gente tiver conhecimento desse gênio da fotografia mais lindo será o mundo!! ;D
     Então espero que tenham gostado, porque eu amei fazer esse post hoje. Um super beijo e...

Nenhum comentário:

Postar um comentário