A década de 80 foi um período bastante marcante para a história do século XX segundo o ponto de vista dos acontecimentos políticos e sociais: é eventualmente considerada como o fim da idade industrial e início da idade da informação, sendo chamada por muitos como a década perdida para a América Latina.
Foi nos anos 80 que teve fim a Guerra da Fronteira Sul-africana, que aconteceu a Guerra das Malvinas, que John Lennon foi assassinado nos Estados Unidos e também foi nesse período que ocorreu a descoberta da AIDS e o atentado contra o Papa João Paulo II. A eleição de Ronald Reagan nos Estados Unidos e de Margaret Thatcher no Reino Unido marcaria toda a década de 80 e traçaram a política neoliberal.
No Brasil, o atentado do Riocentro e a morte de Tancredo Neves, a criação da nova Constituição Brasileira em 1988, ensejaram mudanças radicais nos rumos políticos do país.
Os avanços tecnológicos produziram muitas mudanças na penúltima década do século XX. A era do computador chegou definitivamente, e os designers passaram a usar programas cada vez mais sofisticados para executar vários aspectos do design de produtos. A tecnologia computadorizada. A aldeia global. Design punk e britânico. Consciência social e muitos outros.
Na moda, os punks já haviam se estabelecido e os looks moicano apareciam em quase todas as coleções, porém na Inglaterra, pátria dos punks, eles perderam o lugar nas passarelas para a febre romântica dos piratas, provocada por Vivienne Westwood. Astros da música como Boy George e Prince exibiam seus blazers de veludo e trajes de fantasia em shows apoteóticos.
Look pirata de Vivienne Westwood Prince
Além dos pop stars como Prince e Boy George, Michael Jackson também simbolizou a mudança da identidade masculina da época. Roupas com tecidos leves, macios, sapatos multicoloridos, roupas sexy, preocupação com o físico, maquiagem, roupas íntimas. Pela primeira vez foi dada uma considerável importância a roupa de baixo masculina. Tudo isso já não é exclusividade para a vaidade feminina, tudo podia ser usado pelos homens. Todo esse avanço provavelmente contribuiu para a conscientização do movimento gay.
Os anos 80 têm influência no romantismo dos anos 50, porém com mais exagero muito exagero. O glamour da noite e o charme do brilho deixam para trás o estilo hippie. Nesta época era muito importante para o sucesso ter um corpo bonito e saudável. É também nesta época que surge muitas academias onde praticavam essencialmente a ginástica aeróbica, que utilizava músicas dançantes da época.
As calças de treino e as calças de fuseaux passam de dentro das academias para as ruas, juntamente com as sapatilhas que se torna o calçado de toda a hora. As sapatilhas fazem ressurgir a moda dos mocassins clássicos e multicoloridos. As cores utilizadas nos anos 80 eram fortes e fluorescentes – laranja, amarelo, verde-limão, rosa. Os vestidos passaram a valorizar o corpo da mulher, pois passaram de vestidos longos e largos para vestidos curtos com cintura marcada. O visual era extravagante.
As mulheres abusavam da maquiagem. Usavam sombras escuras, batons de cores vivas, como o vermelho e utilizavam blush em excesso nas bochechas para as deixarem rosadas.
Foi nos anos 80 que surgiram as ombreiras que tinha o objetivo de alargar os ombros com pequenas almofadas de espuma. As saias balão que tinham sido moda nos anos 60 voltam a ser sucesso na década de 80, assim como as leggins, os macacões e os casacos com mangas enormes também.
Enquanto Madonna era símbolo do visual ousado e único, a princesa Diana era símbolo da elegância romântica dos anos 80. Lady Diana saia da plebe para virar a princesa de Gales. Mulheres de todas as idades sonhavam ser como ela. A fidelidade matrimonial voltava a estar na moda.
Essa fase romântica dos anos 80, não durou muito. Os babyboomers dos anos 60 cresceram e apareceram, mostrando acima de tudo, que queriam ganhar dinheiro, muito dinheiro e o mais rápido possível e para isso, a palavra respeito foi abolida de suas vidas. Eles ficaram conhecidos como yuppies. Os yuppies
Trabalhar arduamente, 12 horas por dia, se fosse necessário, para poder gastar o dinheiro ganho imediatamente. Dressed for Success – vestida para o sucesso - esse era o lema, Nancy Reagan e Margaret Thatcher, que se tornaram os exemplos desse padrão feminino a ser seguido.
Ainda nos anos 80 o black moviment dos anos 60 tornou-se atual e ganhou as ruas através da electrobeat-dance: o hip hop, o rap e o house de bandas como Grandmaster Flash, Run DMC, Public Enemy. O break dance fez com que a moda buscasse roupas confortáveis para dançar e surgiu então o sportwear. Os tênis, especialmente das marcas Adidas, Reebok e Nike ganharam o mundo.
O estilo descolado do movimento negro americano era regido por jovens dos guetos e que usavam além dos tênis de marcas, bonés de baseball, calças baggys, casacos e correntes com emblemas, como o da marca Mercedes.
Estilos
* O movimento new wave influenciou música, comportamento, artes plásticas e a moda;
* O heavy metal surge como grande vertente do rock;
* Surge os yuppies;
* O rap, hip hop e o black moviment ganham força;
* A música eletrônica ganha identidade no final da década.
Barbie Anos 80
Em um dos episódios da última temporada de Gossip Girl, rola um flashback e mostra a juventude de Lily van der Woodsen, a mãe de Serena, nos anos 80.
No filme Sex in the City
Moda Atual
A marca Avanzzo, de Brasília, apresentou uma coleção que resulta do cruzamento de referências do guarda-roupa masculino com peças femininas que foram sucesso nos anos 80. O resultado é jovem e ao mesmo tempo sofisticado.
Na coleção verão 2009 a Triton criou uma heroína, a Butterfly Girl. Essa personagem possui o estilo pensado a partir de elementos do punk e rock dos anos 80. Por isso, muito couro, correntes e aplicações metálicas puderam ser vistos na passarela.
Muito legal! Vou fazer uma festa estilo anos 80 e suas colocações me ajudaram bastante! Valeu!
ResponderExcluiramei, vc ajudou mt no meu trabalho de artes!
ResponderExcluir