Com o fim do século XIX a Idade Contemporânea não fica para trás, porém se transforma completamente.
Saímos do século XIX direto para a Idade Contemporânea do século XX!!
A década 10
A década de 10 foi um período marcante da história mundial. Nesta época ocorreu a Primeira Guerra Mundial, o naufrágio do navio Titanic e o início da Revolução Russa, que instituiria o comunismo naquele país. Nesta época também se iniciou a popularização do rádio como mídia de massa e também do automóvel como meio de transporte, com a indústria à época dominada pela Ford.
Até ao ano de
Paul Poiret criou modelos exóticos, simples e coloridos, influenciado pela cultura oriental. Criou também modelos com jóias. Com os poucos produtos disponíveis as mulheres tinham-se vestir da forma mais simples possível, e foram às roupas simples que se tornaram tendência nesta altura.
Os chapéus simplificaram-se e a imprensa voltada para a moda começou a apresentar receitas de peças de tricô, como pulôveres, echarpes, espécies de capuzes e meias feitas à mão. Até então não se conhecia a moda da malha. Ainda nessa época Coco Chanel, introduziu na moda o jérsei, tecido macio, elástico e de malha.
Já a roupa masculina não teve muitas mudanças, pois os homens saíram de licença, escapando dos horrores das frentes de batalhas. O terno e o chapéu eram as peças-chave.
O filme Titanic mostra um figurino referente a década de 10.
Nenhum comentário:
Postar um comentário