A Belle Époque foi um período de cultura cosmopolita na história da Europa que começou no final do século XIX. A expressão também designa o clima intelectual e artístico do período em questão. Foi uma época marcada por profundas transformações culturais que se traduziram em novos modos de pensar e viver o quotidiano. A Belle Époque foi considerada uma era de ouro da beleza, inovação e paz entre os países europeus.
Além disso "Belle Epóque" foi representada por uma cultura urbana de divertimento.
Vestuário
A moda feminina no período da Belle Époque recebeu as modificações com características específicas de acordo com as mudanças que ocorriam na sociedade. O exagero e a ostentação reinavam e eram representadas pelo volume excessivo, pelas penas, rendas e pérolas, além de babados, plissados, bordados, lantejoulas, rufos e outros ornamentos nos trajes femininos.
O ideal de beleza eram as formas arredondadas, estas foram ressaltadas nas curvas femininas: o espartilho era exageradamente apertado, o que deixava o corpo feminino em formato de “S”. A moda da época era ter cerca de 40 cm de cintura, para isso muitas mulheres, não satisfeitas com o exagerado espartilho, operavam para a retirada das costelas flutuantes.
O uso de bota era comum para esconder totalmente as canelas. Chapéus e flores faziam parte dos acessórios que adornavam as cabeças, usados com coques.
Outra inovação da moda feminina foi o aparecimento do tailleur, composto pela saia justa e longa e o casaco do mesmo tecido.
A alta costura, por meio dos grandes costureiros determinava uma moda diferenciada para homens e mulheres: clássica e prática para a moda masculina e pesada para a feminina.
O filme (musical) de 2001 Moulin Rouge, vencedor do Oscar de melhor figurino, mostra a vida boemia e cheio de glamour e cancan da Belle Époque. Porém o filme mostra mais o figurino dos cabarés e dos espetáculos burlescos.
As pinturas de Toulouse-Lautrec frequentador assíduo do Moulin Rouge e outros cabarés também nos mostra bem a vida desse período boêmio. O tema principal das pinturas era a vida boêmia parisiense.
Amei!!! Parabéns pelo texto.
ResponderExcluir