segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Arquitetando - Loja Havaianas


     Depois de anos olha eu aqui de novo... Já falei que estou numa correria louca?? Pois é!! Sem tempo para nada. Mas volto com uma novidade amigos, eu irei para a Nona BIA (Bienal de arquitetura), em São Paulo. Pensa em uma pessoa feliz e empolgada. E nesse clima de visita à São Paulo eu já fiz uma lista dos pontos turísticos mais legais pra eu visitar, e essa loja das Havaianas está lá, com certeza.   

     Concorrendo com dez edificações, o projeto de Isay Weinfeld para o Espaço Havaianas foi o vencedor na categoria Compras da segunda edição do World Architecture Festival. Em meio a centros comerciais de médio e grande portes na Ásia, Europa e América Central, a loja se destacou pelo partido de praça, implantada no coração da região dos Jardins, em São Paulo.
      A intenção da arquitetura foi simbolizar o espírito casual, confortável e jovem da marca, criada em 1962. Nesses 47 anos que se passaram entre a gênese do produto e a criação do espaço institucional que reúne a totalidade de seus modelos e linhas - há cerca de 320 exemplares de sandálias na loja -, a Havaianas conquistou grande prestígio no Brasil e no exterior. “Comunicar a brasilidade da marca”, assinala o arquiteto, era um dos desafios do projeto.
     O resultado tem a aparência de uma não-edificação, um espaço vazio e rebaixado em relação à cota pública, que preza a indefinição dos limites de paredes, pisos e coberturas, embora a implantação ocorra em terreno de miolo de quadra. A intenção foi resgatar a ambiência de espaço aberto, praiano, vinculada à identidade visual da marca.
 
     Da Oscar Freire - a rua de comércio mais sofisticado de São Paulo -, não se veem vitrines ou recursos gráficos mirabolantes, mas um pórtico branco com altura externa de três metros e a largura total do lote. Sua elogiosa proporção horizontal é a geratriz da arquitetura, dado que a ocupação da loja se desenvolve na descendente, a partir dele, concentrada no pavimento inferior. O pórtico delimita uma espécie de largo que prolonga o passeio público no espaço interno da edificação, cujo fechamento é feito com portas de vidro armazenadas em berço escavado no subsolo.
      A cobertura da loja é o mais evidente elemento arquitetônico, constituído pela trama ortogonal e de modulação sutilmente irregular que acompanha o distanciamento de dois metros entre as vigas metálicas transversais. Alternam-se, nesse mosaico do teto, espaços abertos - junto ao encontro com as divisas laterais -, fechamentos envidraçados ou feitos com ripado, assim como módulos de climatização e outros dedicados ao sistema de iluminação artificial ou de sonorização dos interiores.
     Em diálogo com a arquitetura despojada, contudo, existe um complexo sistema de setorização e apresentação dos produtos, que o arquiteto transformou em tema através de formas geométricas. Elas contextualizam setores autônomos no amplo espaço da loja, a exemplo do cubo interativo da entrada. Este foi desenvolvido em parceria com o designer Marcello Dantas e é formado por 51 telas especiais de plasma exibindo, em ritmo acelerado, animações que versam sobre o conceito da marca. 

     Rebaixado, o espaço para customização das sandálias está localizado à esquerda. Em destaque, o jardim que ocupa as laterais da loja. 
FICHA TÉCNICA:

Espaço Havaianas
Local São Paulo, SP
Início do projeto 2008
Conclusão da obra 2009
Área do terreno 480 m2
Área construída 300 m2
Arquitetura Isay Weinfeld (autor); Domingos Pascali (colaborador); Elena Scarabotolo (coordenadora); Luciana Siqueira e Marcelo Alvarenga (equipe)
Fotos Nelson Kon
     
     Vale a pena demais visitar, né?
    Espero que gostem e...

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