quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Temporada Nova York Verão 2012

     Olá amiguinhos, essa semana está mais calma nas faculdades então resolvi aproveitar pra postar e botar o papo em dia. E nada mais atual e baphonico do que a temporada de moda de NY. Pois é meus caros, Nova York deu largada para a temporada internacional de Verão 2012. Muitos desfiles ainda estão por vir e os destaques mais recentes ficam por conta das coleções de Peter Som, Jason Wu, Helmut Lang, Derek Lam, Alexander Wang, Altuzarra, Donna Karan, Marc Jacobs e outros.
     Vou dar uma passada sobre os desfiles das principais marcas aqui. (Clique nas imagens para aumentá-las)

RODARTE
     A Rodarte tornou-se uma das marcas mais comentadas de Nova York (sou fã incondional). Aos poucos, e baseada em bons trabalhos e colaborações, a marca conquista um espaço cada vez maior no mercado (e no coração das editoras). Neste desfile vemos uma série de vestidos de tamanhos, cores e formas variadas, sempre com certa estranheza que acompanha a personalidade das irmãs Kate e Laura Mulleavy. Os tons variam entre o azul, roxo e verde. Ainda dá para ver combinações de tops e saias, e pares de blusa e calças capri. São roupas femininas, fora do eixo óbvio das tendências e com muita personalidade.

PREEN
     Poucas grifes conseguem apresentar coleções cheias de babados, golas Peter Pan e cores como rosa chiclete e azul bebê e ainda assim manter a elegância e sofisticação. A Preen é uma dessas poucas marcas, como foi comprovado neste desfile Verão 2012 repleto de elementos fofos – mas com tecnologia de ponta, como nas estampas digitais pixeladas que apareceram, sozinhas ou sobrepostas a florais fininhos, em grande parte das peças. O curioso é que o ponto de partida para esta coleção foi a escritora Virginia Woolf – uma referência inusitada e bem pouco óbvia, mas que no fim das contas resultou em uma apresentação de sucesso.
DONNA KARAN
     Correndo em direção contrária a sua coleção anterior, que tinha modelos quase-Grace Kelly na passarela, Donna Karan apresentou seu Verão 2012 com forte pegada tribal, tanto nas cores terrosas quanto nas estampas com cara de pintadas à mão. A influência, segundo a estilista, são as viagens que ela fez no último ano ao Haiti, e a obra do artista haitiano Philippe Dodar. Com a exceção de algumas saias amplas, porém, Donna Karan conseguiu evitar um visual caricaturesco com recortes espertos, misturas de tecidos e um ótimo trabalho de drapeados.

MARC BY MARC JACOBS
     O estilista consegue transformar peças tão básicas, como uma calça azul marinho e uma camisa branca, em desejos da estação. O truque é uma cartela de cores esperta, proporções jovens e uma série forte de acessórios que nada deixa escapar: sapatos delicados para as meninas, uma releitura mais discreta do Creeper para os meninos, tênis de cano alto unissex e bolsas, muitas bolsas, em várias cores, daquelas que “todo mundo” vai ter. Esta é uma coleção ultra- comercial e tudo ali pode ir direto para as lojas e de lá para os guarda-roupas de jovens meninos e meninas ao redor do planeta. Há bons paletós, calças, minissaias, bermudas, vestidos, camisetas, camisas, ternos para o verão. Tudo em cores vibrantes misturadas a tons clássicos, como branco e marinho. Sportswear descomplicado, fresco e usável

CAROLINA HERRERA
     Sem grandes inovações na silhueta, mas apresentando opções frescas para o verão, Carolina Herrera se manteve dentro da sua zona de conforto do comprimento no joelho ou longo com a cintura marcada, usando vários tons de amarelo e verde para atualizar a coleção. Preto, branco e vermelho completaram a cartela de cores, em looks de estampas geométricas que fizeram contraponto à leveza das estampas de pardal do início do desfile.

DIANE VON FURSTENBERG
     Com desfile no dia 11 de setembro, Diane Von Furstenberg montou uma apresentação cheia de mensagens que marcavam a data dos 10 anos do ataque terrorista às Torres Gêmeas, em Nova York. Além de distribuir bandeirinhas dos EUA para algumas pessoas da plateia, ela escolheu como trilha sonora a música “Feeling Good”, cantada com Nina Simone, com seu otimista refrão de “It’s a new dawn” (“é um novo amanhecer”). O início do desfile também remetia ao atentado, com os primeiros looks todos em branco – que logo abriram espaço para o mar de estampas que caracterizam o estilo de Diane Von Furstenberg. Para o Verão 2012, ela fez o faz de melhor: uma coleção eclética, com vestidos levinhos, saias amplas, macacões frescos e muitas, muitas estampas. A coleção se divide em uma parte mais feminina e outra com influências masculinas, mas sem deixar de ser delicada e meiga.

DEREK LAM
     Entre as inspirações do estilista, está a famosa Kaufmann House, projetada pelo arquiteto Richard Neutra, no final dos anos 40, em Palms Springs, na Califórnia; e a atriz americana Angie Dickinson, que também viveu seu auge na década de 50. Mesmo olhando para o passado, Lam mostra uma coleção atual, com foco no sportswear, e com uma boa série de peças atemporais, como os paletós e as jaquetas, o delicado suéter branco, o vestido também branco com mangas e comprimento logo abaixo do joelho e os vestidos pretos ao final do desfile. Há um cheirinho do clássico dos anos 50 nas proporções e no quanto o corpo é coberto, mas por outro lado também há o frescor californiano, sempre pronto para o verão, com uma cartela de cores muito bem pensada, com destaque para o amarelo, a fúcsia e o azul.

ALTUZARRA
     Optando por uma evolução da temática grunge que lhe rendeu sucesso comercial na última temporada de moda, o estilista Joseph Altuzarra apresentou para o Verão 2012 uma coleção urbana e moderna, com pegada futurista principalmente nos casacos de nylon branco e tecidos de aparência molhada. Confiante, especialmente se levarmos em consideração que ele é um relativo newcomer da indústria da moda (seu negócio próprio não tem nem três anos), Altuzarra apresentou também jaquetas de motociclista, peças de couro recortadas e estampas tropicais – mistura que soa estranha, mas que de alguma forma ele fez funcionar.

ALEXANDER WANG
     O desfile foi bastante concorrido, mostrou uma coleção inspirada no motocross e é bacana perceber como o estilista traduz essa referência. Os elementos, recortes e grafismos das roupas usadas por motoqueiros aparece aqui em versão feminina e contemporânea. No início, florais em tons de azul estampam peças utilitárias, como calças cargo e bermudas e jaquetas com muitos zípers e bolsos. E através de cortes a laser, algumas peças ganham efeito de uma telinha, que deixa aparecer camisetas coloridas por baixo da jaqueta, mostrando que não é só de “high fashion” que vive o estilista. Como todos os outros, ele também precisa vender e muitas peças podem ir direto para as araras.


ZAC POSEN
     Um ano após partir para a semana de moda de Paris afirmando que a audiência da capital francesa compreenderia melhor as suas roupas, Zac Posen retorna ao line-up de Nova York e mostra uma coleção para agradar em cheio as fãs de seu estilo glamouroso. A apresentação começou com vestidos e saias na altura do joelho, bem ladylike, às vezes combinadas a tailleurs de lapelas exageradas. O ponto alto do desfile, porém, foram os longos-sereia que o estilista adora e que certamente serão vistos nos próximos tapetes vermelhos de eventos hollywoodianos.

PRABAL GURUNG
   Inspirado por imagens de bondage do fotógrafo Nobuyoshi Araki, o estilista Prabal Gurung criou uma coleção com elementos fetichistas, mas com uma interpretação pouco literal – o que deixa as coisas muito mais interessantes. A referência à série “Sensual Flowers” de Araki, por exemplo, foi traduzida em uma impactante estampa de flores, que apesar das cores vibrantes, mostravam, de perto, pétalas que já começavam a murchar. Recortes vazados, telas que discretamente deixavam a pele à mostra, detalhes em couro e látex e cordas entrelaçadas que sugeriam a forma de espartilhos completaram os elementos de sensualidade da boa mistura conceitual e comercial do Verão 2012 de Prabal Gurung.

     Os desfiles estão realmente incríveis. É até difícil escolher um favorito mas, pra mim, Donna Karan, Carolina Herrera e Zac Posen (sempre) se superaram e me encantaram. Bom, se tudo der certo amanha eu posto de novo com os outros desfiles.
   Até mais, beijos. Espero que gostem e...

2 comentários:

  1. Natana,estou simplesmente apaixonada por seu blog que nos passa muita cultura e conhecimento de moda!Já vou te seguir,certeza,e continue postando sempre e sempre muito mais coisinhas para nós.

    www.blogdedondocas.blogspot.com

    ResponderExcluir