sábado, 13 de agosto de 2011

Arquitetando - Poltronas Campana

     No "Arquitetando" passado eu falei sobre poltronas de arquitetos famosos. Hoje não vai ser diferente, mas hoje, além de um arquiteto, tem também um advogado. Humberto e Fernando Campana possuem um reconhecimento internacional por seus trabalhos de Design-Arte. Eles são profissionais que despertam o interesse internacional. São os uns dos poucos brasileiros com peças no acervo do MoMA, em Nova Iorque.
    Uma das especialidades dos irmãos Campana são as poltronas e cadeiras. As mais diferentes e interessantes criações. Aqui vão algumas dessas espetaculares obras.

POLTRONA VERMELHA
     Talvez a mais famosa de todas as poltronas dos irmãos. Eles queriam criar um móvel com um conceito diferente, em que o material desse não só a estrutura, mas também o estofamento. Com 500 m de corda em mãos, começaram a entrelaçar a poltrona Vermelha – e a construir um futuro internacional.
      
POLTRONA FAVELAs peças dos Campana, são confeccionadas com todo tipo de material, cordas, lascas de madeira, EVA, fios de PVC, guardas chuvas, papelão, garrafas pet, ralos de banheiro e outros materiais considerados kitsch*, como os ursos de pelúcia! Numa época que o design caminhava para industrialização, surgiram as inovações dos brasileiros, com suas intervenções artesanais na peça, que encarece o produto mas o aproxima de ser classificado como arte.
     "Inspirados pelos modestos materiais essenciais à vida nas favelas, eles criaram objetos de luxo e destacaram a desigualdade entre ricos e pobres". 
     

POLTRONAS BICHOS DE PELÚCIA
     "Inspirados pelos modestos materiais essenciais à vida nas favelas, eles criaram objetos de luxo e destacaram a desigualdade entre ricos e pobres".
MOPPET CHAIR
BANQUETE CHAIR, 2002
ALIGATOR CHAIR, 2004
 
SHARKS AND DOLPHINS, 2004
TEDDY BEAR CHAIR, 2004
 PANDA CHAIR, 2006
SUSHI CHAIR
ANEMÔNA CHAIR
AGUAPÉ CHAIR
HARUMAKI CHAIR
CADEIRA ESCOVA
CADEIRA CONE 1997 
CADEIRAS POSITIVO/NEGATIVO - da série Des-confortáveis 
POLTRONA BOLA
POLTRONA CORALLO



     Bom, hoje é isso. Espero que tenham gostado e...


Nenhum comentário:

Postar um comentário