sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Alta-costura verão 2011 - Dior

   Sou totalmente suspeita para falar da Dior, mas sou mais suspeita ainda para falar de John Galliano e suas “Criações”. Ele é um dos meus estilistas favoritos tanto pela sua excentricidade quanto pela sua capacidade de fazer as mulheres ainda mais femininas. E, mais uma vez, estou encantada pelo desfile da semana de alta-costura. 

   Galliano deu vida às ilustrações de René Gruau. Os traços poéticos do ilustrador de moda abriram a temporada e serviram de inspiração para John Galliano, na Christian Dior.
   Foi René, que no pós-guerra ajudou a dar vida as criações de Monsieur Dior, numa das primeiras campanhas da grife. Não surpreende então que, para sua mais recente coleção, Galliano continue focado naquela silhueta típica dos anos 50. 



   O New Look vem aqui reinterpretado em inúmeras variações de modelos com cintura marcada, saia geralmente ampla e volumosa e tops quase sempre revelando ombros e colo. Para o dia, algumas saias se ajustam ao corpo, assim como algumas jaquetas de golas e lapelas levemente estruturadas. Mas no geral, são os volumes, bem femininos, que dominam a coleção. Principalmente na parte “festa”, onde Galliano não mede esforços nas ornamentações que vão desde penas de avestruz até os mais intricados bordados.
   Mas assim como só uma mão habilidosa poderia dar vida a uma representação de modelo couture nos anos 50, só o minucioso trabalho manual de costureiras e bordadeiras seria capaz de traduzir o maravilhoso jogo de claro e escuro de Gruau para vida real. É justamente nesse ponto que a coleção ganha força. Num degradê preciso de cores quase como evolução ou continuação dos tingimentos Galliano transporta para looks de cintura marcada toda uma preocupação com a feminilidade, ora misteriosa, ora romanticamente sensual.
(As imagens estão em alta resolução. Clique para aumentá-las)


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário