sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Década 90

       A década de 90 começou com o colapso da União Soviética e o fim da Guerra Fria, sendo esses seguidos pela consolidação da democracia, globalização e capitalismo global. Freddie Mercury morre em decorrência da AIDS e Ayrton Senna em um acidente no GP de Imola. Houve o Massacre de Columbine em Littleton, Colorado. Divórcio e escândalo na Família Real Britânica e a morte da Princesa Diana em um acidente de carro.
      Fatos marcantes para a década foram a Guerra do Golfo, as preocupações ecológicas, bens recicláveis. Avanços na comunicação de massa e a popularização do computador pessoal e a Internet. Começa o download de músicas em MP3 e filmes online.

       Até a metade da década de 90 o exagero dos anos anteriores ainda influenciou a moda. Foram lançados, por exemplo, os jeans coloridos e as blusas “segunda-pele”, que colocaram a lingerie em evidência. Isso  alavancou a moda íntima, que criou peças para serem usadas à mostra, como novos materiais e cores.

      Essa é uma década marcada pela diversidade de estilos que convivem harmoniosamente. A moda seguiu cada uma dessas tendências, produzindo peças para cada tipo de consumidor e para todas as ocasiões. Entretanto, vale a pena ressaltar o Grunge, que impulsionado pelo rock, influenciou a moda e o comportamento dos adolescentes com seu estilo despojado de calças/ bermudões largos e camisas xadrez. Esta, aliás, foi uma verdadeira febre presente mesmo nos armários dos rapazes mais tradicionais.


       Na segunda metade da década, a moda passou a buscar referências nas décadas anteriores, fazendo releituras dos anos 60 (cores claras, tiaras) e em seguida dos 70 (plataformas em tamancos e modelos fechados, geralmente desproporcionais), tudo mesclado à modismos dos anos correntes. 

       A moda feminina durante a década de 90 priorizou a variedade, peças como calça jeans de cós alto, camisetes e vestidos longos fizeram um grande sucesso.


       Os homens passaram a usar o jeans como peça chave do figurino, mantendo a tendência que ganhou força nos anos 80.
 

Moda

* Seguindo o grunge, cabelos grandes e desarrumados, camisas de flanela e jeans rasgados se tornam um uniforme.
 

* Piercings e tatuagens se tornam cada vez mais comuns.
* Preto se torna cor dominante em moda.
* Girl power, termo usado a partir grupo Spice Girls, defendia a igualdade entre os sexos e o poderio feminino, além da força da amizade feminina, fazendo repressão ao machismo.

* No Brasil e grande maioria do mundo, a moda da cintura alta, usada especialmente pelas meninas e jovens, começa a sair de moda depois de 1998, dando lugar as calças ou shorts que mostram barriga e umbigo. Só depois de 2000, as mulheres adultas começam a adotar a nova moda.

      Os seriados produzidos na década de 90 mostram bem a moda da época.

Buffy, a caça vampiros
 


Friends
 
 


As Patricinhas de Beverly Hills
 


Beverly Hills 90210
 

Um comentário:

  1. Parabens pela otima postagem, amei seu blog e estou seguindo, passa no meu, se quiser seguir vou adorar!

    www.deysejoyce.com

    Bjins

    ResponderExcluir