quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Barbie através dos tempos

E por falar na Barbie...
            Parece que a boneca mais famosa e charmosa de todos os tempos conquistou os estilistas e são as novas tops e rainhas da moda.

                                      Barbie Dior                                                                            Barbie Versace

E por que não usar a boneca para contar a história da moda?

A idéia foi materializada na exposição “Barbie na Moda – Do Egito Antigo ao Século XXI”. Além de estar em voga agora por causa da novela “Ti-Ti-Ti” e dos famosos trabalhos de faculdade de moda. Vestir a Barbie se tornou a nova diversão dos fashionistas.
Desde que foi lançada, em 1959, Barbie incorporou com glamour e elegância as últimas tendências da moda e do comportamento, o que a transformou em uma boneca fashion e versátil. Na exposição, ela confirma essas características, assumindo personagens através de roupas reproduzidas com riqueza de detalhes. Transita com tranqüilidade da deusa grega à psicodélica dos anos 60.

No evento, a blond doll aparece em modelitos de fazer inveja a qualquer mulher de carne e osso: estilistas como Alexandre Herchcovitch e Walter Rodrigues assinam algumas das peças vestidas pela boneca, que também ostenta criações da Dior, Versace e Chanel.


 São 120 bonecas Barbie contando a história da moda, passando pelos tempos egípcios, grego, medieval, renascentista, barroco, rebelde, contemporâneo e neoluxuoso. Nessa história toda, não se assuste ao se deparar com uma Barbie Cleópatra, Afrodite, Guinevere, Julieta ou Maria Antonieta.
            Ken, o namorado de Barbie, também participa da exposição, incorporando ícones como Elvis Presley ou formando casal, como em Romeu e Julieta. Além dos bonecos, a mostra reúne 20 imagens produzidas pelo fotógrafo e curador Ricardo Schetty.

                      Elvis Presley (Rebeldes 1950)                                         James Jean (Rebeldes 1950)

Clássicos – séculos I aC
Cleópatra, a fascinante rainha do Egito, é apresentada com um magnífico vestido dourado que reflete o status de absoluto poder e identidade com a deusa Ísis. Barbie também incorpora as deusas gregas Afrodite, Athena e Flora, com suas túnicas gregas de tecidos leves.

Medieval - séculos XI a XIV
Barbie e Ken personificam Gunevére & Rei Arthur o casal apaixonado das lendas de Camelot. Ela de longo vestido azul bordado com fios de ouro.

Renascentistas séculos XV e XVI
Incorporando outro casal, Ken e Barbie surgem como Romeu e Julieta, do clássico romance de Sheakespeare, capturando toda a riqueza dos costumes renascentistas. Já a dama misteriosa comparece ao baile de máscaras de Veneza, trajando um vestido com enorme gola Médici e mangas bufantes que revelam a sua nobre origem.

Barrocas – séculos XVIII
Barbie é Maria Antonieta, com um extravagante vestido com dobras, laços e rendas, próprios do estilo rococó. O colar de diamantes desencadeou a revolução francesa.

Vitorianas – século XIX
Barbie vestida para o chá da tarde, férias e até como Scarlett O´Hara antes e durante a guerra civil americana, quando arranca cortina para produzir o opulento traje de veludo. Ken, à imagem e semelhança de Clark Gable, é Rhett Butler.

Platinadas e Hollywoodianas – anos 30 e anos 40
Barbie incorpora as divas pratinadas e ruivas fatais da meca do cinema.

Modernas e Transgressoras– anos 60 e anos 70
Mini-saia, cores berrantes, roupas sintéticas, desenhos geométricos marcaram os transformadores anos 60. Na década seguinte, as calças boca-de-sino, a geração paz e amor e a moda de ícones como Diana Ross e Cher.

Contemporânea – anos 90
Aqui, Barbie vira modelo de estilistas famosos como Armani, Calvin Klein, Versace e os brasileiros Alexandre Herchcovitch, Lino Villaventura.

                                           Rei Arthur e Guinevere (Medievais - Séc. XI ao XIV)

                                                                Legolas e Galadriel (Medievais - Séc. XI ao XIV)

                               Barrocas Séc. XVIII                                              Rainha Elizabeth (Renascentistas)

             My Fair Lady (Damas Estlo 1900-1910)                              Breakfast at Tiffany's (Glamourosas 1950)

                        Lisette (Neoluxuosas)                                               Oscar De La Renta (Poderosas - Estilo 1980)

                        Givenchy (Glamourosas 1950)                                       Calvin Klein (Contemporâneas)

 
                                                      Armani                                          Alexandre Herchcovitch

 
                               Walter Rodrigues                               Lino Villaventura

Essas são apenas algumas das minhas favoritas Barbie da exposição. Outras fotos podem ser vistas aqui.  
Divirtam-se!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário