quarta-feira, 5 de junho de 2013

Especial - Revista Vogue

     Pessoas lindas, hoje tem eu resolvi falar um pouco sobre a revista favorita de muitas fashionistas por aí, a Vogue. Eu fiz um post bem parecido aqui sobre a revista Claudia, depois vale a pena ver também. Mas vamos ao que interessa...

     A Vogue é considerada a revista feminina de moda mais importante, conceituada e influente do mundo. Mensalmente pública trabalhos de estilistas, escritores, fotógrafos e designers dentro de uma perspectiva sofisticada do mundo da moda, da beleza e da cultura pop.
     A revista foi lançada em 1892 na cidade de Nova York, idealizada por Arthur Baldwin Turnure e Harry McVickar, como um pequeno folhetim de moda, com aproximadamente 30 páginas (dá para imaginar a vogue com 30 páginas?!), destinado às mulheres da alta sociedade nova-iorquina no final do século 19. A popularização da moda aconteceu com o seu lançamento, tendo em seus primeiros números personalidades como Gertrude Vanderbilt Whitney vestindo suas próprias roupas. 

Primeira edição publicada da revista Vogue, 17 dezembro 1892.

Capas da Vogue, 1892

Capas da Vogue, 1893

Capa da Vogue, 1893                                                           Capa da Vogue, 1894

Capas da Vogue, 1895

Capas da Vogue, 1899


     A história da Vogue começou a mudar em 1909, quando foi adquirida pelo grupo Condé Nast Publications, que de um modo visionário, tornou a revista o ponto de partida de um império editorial internacional, que perdura até hoje. A primeira edição sob o comando do novo proprietário foi lançada no dia 24 de junho, e mostrava, entre outras coisas, os vestidos usados pelas mulheres mais ricas dos Estados Unidos. A publicação, além de se tornar mensal, teve seu conteúdo reformulado para torná-la mais atraente, e transformou a moda em “objeto de desejo” e “sonho de consumo” para as mulheres. 

Capa da Vogue, Junho 1909                                                           Capa da Vogue, Março 1909

Capa da Vogue, Outubro 1909                                                           Capa da Vogue, Novembro 1909


      A edição britânica da revista foi lançada em 15 de setembro de 1916, sendo a primeira fora dos Estados Unidos. Pouco depois, foi lançada a edição francesa, no dia 15 de junho de 1920, uma das mais importantes pelo sucesso internacional.

Capa da Vogue Britânica, Setembro 1916                                                Capa da Vogue Francesa, Junho 1920


     A revista começaria a ganhar status de “Bíblia da Moda” na década de 60 quando Diana Vreeland tornou-se editora-chefe da publicação, a partir de então a revista começou a ter um apelo mais jovem, focada na revolução sexual da época, abordando mais moda contemporânea, além de editorias que discutiam a sexualidade. Somente sob o comando de Vreeland a revista conseguiu ultrapassar sua principal concorrente a Harper's Bazaar, considerada até então a maior publicação de moda do planeta. 

Capa da Vogue, Março 1960                                                           Capa da Vogue, Dezembro 1960

Twiggy em capas da Vogue, 1967

Veruschka em capas da Vogue


     Em outubro de 1964 foi lançada a edição italiana da Vogue. Em março de 1966 Donyale Luna tornou-se a primeira modelo negra a aparecer na capa da Vogue, na edição inglesa. Na década seguinte, sob o comando de Grace Mirabella, que assumiu o cargo de editora-chefe em 1971, a revista passou a apostar em editorias mais extensos e elaborados, adotando um estilo diferente para atender as mudanças de seu público alvo. Foi nesta década, em 1975, que a Vogue lançou sua edição brasileira.

     A partir de 1988 Anna Wintour assumiu o cargo de editora-chefe e transformou radicalmente a publicação. Sob seu comando, vários estilistas, até então desconhecidos, e modelos novatas, viraram celebridades quase que do dia para noite. Ela também foi responsável pelo lançamento de vários novos produtos segmentados, como a versão online, que foi ao ar pela primeira vez em 1996; a inovadora Teen Vogue, uma revista voltada para jovens, que tinha como foco a moda e celebridades, mas também oferecendo informação sobre diversão e atualidades, lançada em março de 2003. Outros títulos como Men’s Vogue, voltada para o público masculino, Vogue Living, lançada em 2006, destinada a design e decoração de casas, além de outros suplementos especias como Vogue Passarelas, Vogue Noiva e Vogue Jóais chegaram a ser lançados mas, foram posteriormente extintos devido aos altos custos e a baixa vendagem.


     Atualmente, existem 21 diferentes edições da Vogue no mundo: Alemanha, Austrália, China, Espanha, França, Itália, Rússia, Japão, Grécia, Coreia do Sul, México, Reino Unido, Taiwan, Brasil, Estados Unidos, Portugal, Índia, Turquia, Holanda, Ucrânia e Tailândia além de ser vendida em mais de 90 outros países. 
     Em setembro de 2012 a Vogue americana lançou a edição com o maior número de páginas da história da revista, com 916 páginas, com a cantora Lady Gaga na capa, que vendeu somente nos EUA 602 mil exemplares tornando-se a edição mais vendida da história da publicação.



Vogue Brasil

     A primeira edição brasileira da revista foi publicada em maio de 1975 sendo a primeira edição na América Latina. Publicada pelo grupo Carta Editorial seu primeiro editor foi Luiz Carta que dirigiu a publicação de maio de 1975 até agosto de 1986. Em setembro de 1986 após a saída de Luiz seu filho Andrea Carta assumiu a publicação, sendo o mais longevo editor da revista ficando por 17 anos a frente da publicação de setembro de 1986 até outubro de 2003 quando faleceu.
     Após a morte do irmão Patrícia Carta assumiu a editoria chefe onde ficou de novembro de 2003 até outubro de 2010. Em novembro de 2010 a edição brasileira passou a ser controlada pela editora Edições Globo Condé Nast após mais de 35 anos sobre a direção do Grupo Carta. A editora é fruto de uma joint venture entre os grupos Condé Nast e Globo. A partir de então a editora tornou-se responsável pela publicação dos títulos da Condé Nast no Brasil. Com a mudança de editora uma nova diretoria foi nomeada. Daniela Falcão tornou-se a diretora da publicação.

 


     A empresa também se tornou responsável por gerir os títulos Vogue no país – que incluem, além da Vogue, as revistas Casa Vogue, Vogue Noivas e Vogue Passarelas, Vogue Kids, Teen Vogue e Homem Vogue. A nova editora realizou mudanças nos títulos Vogue. Com a chegada a revista GQ (voltada para o público masculino) a editora Globo resolver extinguir a revista Homem Vogue. Vogue Kids, Teen Vogue, Vogue Noivas e Vogue Passarelas tornaram-se suplementos especias editados esporadicamente. 


     E pra quem quiser ficar por dentro das revistas mas não tem acesso a todas, algumas delas tem portais online. É só conferir aqui: 

 Vogue América         Vogue Reino Unido         Vogue França             Vogue Itália         Vogue Austrália          Vogue Alemanha
Vogue Espanha              Vogue Brasil             Vogue Portugal          Vogue Taiwan          Vogue Japão                 Vogue China
  Vogue India                 Vogue Turquia             Vogue Holanda          Vogue Rússia        VogueTailândia

     E é isso pessoas. Fiz esse post pensando que muitas vezes nós folheamos e até "idolatramos" revistas mas sem saber como elas surgiram. Acho super bacana conhecer um pouco mais sobre as coisas que me agradam, e achei que talvez agradassem vocês também.
     Espero que tenham gostado e ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário