quarta-feira, 13 de julho de 2011

Especial - Dia Internacional do Rock

     O rock. Ahh! meu querido, bom e velho amigo rock!!
Nesse dia tão especial vamos fazer uma singela homenagem a esse gênero tão mutante e tão contagiante que perdura por tantos anos messe mundo.

     Todo interligado como uma rede de metrô que ninguém planejou, o rock cruza estilos e ritmos. Contraditório desde o início, ele surge num país e numa época marcados pela segregação racial. Seu ponto de partida também é polêmico: há quem defenda Rocket 88, gravado em 1951 por Jackie Brenston; outros prefe­rem Shake, Rattle and Roll, registrado em 1954 pelo negro Big Joe Turner e pelo branco Bill Halley.

     A partir da década de 60 as mudanças provocadas por artistas como Bob Dylan e Beatles abriram um leque de infinitas variações: rock psicodélico, rock progressivo, folk rock, hard rock, heavy metal, etc, etc e por aí vai.

Chuck Berry - Personifica a essência do gênero: compositor, instrumentista, performer e, sobretudo, um tremendo sacana. Foi o 1º a fazer suas estripulias, dancinhas e dar seus pulinhos no palco (que eu, particularmente, adoro) e também foi o 1º a usar um topete, mas ainda contido.

Elvis Presley - O primeiro ídolo a cruzar a ponte rock/pop, o ícone-mor, mito e mico, conquistador e traidor, exemplo e caricatura. Parâmetro para medir todos no rock e no pop. O cara que ainda não morreu, e se morreu há de rescussitar. O galã, o rei do rebolado, ou melhor, o rei do topete.

Beatles - Mil bandas em uma, template válido para todas as gerações, o DNA mitocondrial. Os "Besouros" do rock. Os "caras do terno". A banda do "Walrus". Os reis do iê iê iê e das mensagens subliminares. Eles fizeram quase tudo. Até morreram e voltaram na pele de um sósia. Porque os ídolos do rock odeiam morrer.

Rolling Stones - Os reis da satisfação e da simpatia pelo diabo. Os rebeldes sem causa. Os caras da droga. A banda do pé-frio. A banda que não sabe a hora de acabar. 40 anos de estrada é pouco pra eles porque afinal "pedra que rola não cria musgo". Eles conseguiram o que os outros jamais conseguiram, sobreviver. Eu vou estar com 60 anos e lá vai estar o Jagger, rebolando com suas calças apertadas.

The Who - What? Quem? A banda que ama seus instrumentos e por isso arrebenta os coitados no chão. A banda do narigudo, ops... do Pete Townshend. A banda britânica da década de 60 que teve que se contentar com os que não "amava os Beatles e os Rolling Stones. Girava o mundo sempre a cantar...." 

Bob Dylan - O cara do "folk rock". O autista que já acordava drogado e chapado. O mestre das "canções-protesto". O 2º melhor artista de todos os tempos, segundo a Rolling Stones. O cara da "Like a Rolling Stone", escolhida como a melhor de todos os tempos.

Pink Floyd - Um dos grupos mais influentes ($$) na história do rock. Um dos grupos mais bem sucedidos($$). A banda do lucro ($$). A banda da vaca, do prisma, do muro, das estátuas de pedra. Reza a lenda que em suas músicas também haviam mensagens subliminares e em algumas delas estão "o segredo da vida".

Led Zeppelin - A banda que não conhecia uma tesoura. Os caras do cabelo. Os grandes progenitores do heavy metal.  Também foi uma das bandas mais rentáveis e uma das mais influentes. Para muitos, a melhor banda de todos os tempos e com os cabelos mais bem tratados. Os únicos a colocar todos seus álbuns no Top 10 da parada norte-americana Billboard.

AC/CD -  A banda australiana/escocesa dos irmão Young. A banda do carinha com roupinhas college e boininha torta. O grupo que ficou em 4º lugar na lista da VH1 dos "100 Maiores Artistas de Hard Rock" e foram considerados pela MTV a 7ª "Maior Banda de Heavy Metal de Todos os Tempos" Também ficaram em 72º na lista dos "100 Maiores Artistas de Todos os Tempos" feita pela revista Rolling Stone. A banda 
da máquina de costura e das corrente alternada/corrente contínua.

Ramones - A banda do cara de 2,02 m de altura. A banda com mais sex appeal da história. A banda que lançou a moda do pretinho básico. O único grupo no qual todos os integrantes possuem o mesmo sobrenome sem ser parentes. 

David Bowie -  Ou Ziggy Stardust? O(s) rei(s) do Glam rock. O cara do cabelo vermelho e da maquiagem bafonica. O dançante, saltitante, perfomático, duas caras. Por falar nisso, o rei da duplicidade: olhos de duas cores, duas personalidades, duas sexualidades...

Queen - A rainha, ou melhor, os reis do rock performático. A banda das complexas e elaboradas apresentações ao vivo. A banda do dinâmico, glamouroso, carismatico e eterno Freddie Mercury. É considerada umas das mais populares bandas de rock.

Sex Pistols - A banda mais influente do punk no Reino Unido. A banda que durou apenas 2 anos e 4 singles. A banda que não acabou e sim fracassou. O grupo dos caras-de-pau, sem talento e pervetidos. A banda que rezava para Deus salvar a Rainha.

Nirvana - Os caras de Seattle. Os reis do Grunge. Os lançadores da tendência da camisa xadrez e da calça rasgada. A banda mais solidária que emprestou o baterista para virar vocalista de outra. A banda de sete anos e um suicídio. 

Foo Fighters - A banda dos fenômenos aéreos misteriosos e dos OVNIs. A banda do ex baterista do Nirvana que deixou a barba crescer para parecer mais maduro. A banda que não tem uma definição e se considera "rock alternativo" (pseudo grunge).


     Com este post vocês puderam perceber que o rock evoluiu muito desde os seus primordios. E que, praticamente, todas as bandas são as mais influentes da história. E que os integrantes das mesmas ou roubavam, matavam, se drogavam ou se prostituiam - os fazia tudo isso.
     Isso é o rock amores!! Apenas aprecie!!

P.S.: Lembrando que, brincadeiras a parte, eu realmente dou muito valor ao rock e as bandas aqui citadas e mais algumas que eu não citei.
     Epero que tenham gostado do post, apreciem, e ...


Nenhum comentário:

Postar um comentário