quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Drink Me - René Gruau

   Na sessão Drink Me vai rolar conhecimento. Eu vou falar de história, cultura, curiosidades e muitas outras coisas... E para iniciar e sessão de "conhecimento", hoje eu vou falar do artista que inspirou o desfile de alta-costura da Dior, um dos mais importantes ilustradores de moda dos anos 1940 e 1950, René Gruau.

   Nascido na Itália, em 1909, filho de um conde italiano e de uma aristocrata francesa, René Gruau se recusou a seguir a carreira militar do pai para investir em seus talentos artísticos. Em 1924 se mudou para Paris onde começou a sua carreira na moda. Aos 14 anos, já morando na França, suas ilustrações começaram a ser publicadas em revistas de moda e, aos 18, seu trabalho podia ser visto internacionalmente. 

 

   Em 1947, Christian Dior (de quem era muito amigo) pediu-lhe um desenho publicitário para o seu novo perfume "Miss Dior". A partir desse momento, o seu estilo pessoal valeu-lhe reconhecimento no meio da alta-costura. Trabalhou com a Vogue, Elle e com casas como Balenciaga, Rochas e Givenchy. Marcou a moda, e a arte da estampa (depois de Toulouse-Lautrec, é ele o grande desenhista dos "Grands Cabarets"). A sua pintura encarna a sensualidade e o glamour do universo feminino, o luxo das noites parisienses.


    Até a sua morte em 2004, aos 95 anos, Gruau desenhou para a Marie Claire, Vogue, L’Officiel e Harper’s Bazaar, entre outras, além de estilistas como Pierre Balmain, Balenciaga e Hubert de Givenchy. Porém, sua colaboração mais celebrada é mesmo a que manteve com Christian Dior desde o começo da carreira do estilista até a sua morte em 1957. 

 

   Gruau, com seu traço sofisticado e contorno forte que reforçava a silhueta feminina, foi essencial para a elaboração da imagem icônica do New Look. 

 
 
 
 
 


   Tem muitas outras imagens lindas de onde essas vieram, mas são tantas que o post ia ficar interminável.  Mas vale muito a pena conferir as obras desse gênio da ilustração.
   E para terminar vai a assinatura fascinante dele, o grande René Gruau!


Nenhum comentário:

Postar um comentário