terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Achados Musicais - Sufjan Stevens

   O cara já tem estrada, são anos de carreira, mas eu só o descobri há pouco tempo. Já tinha escutado algumas musicas não sabia quem era o cantor. Agora, pra mim, ele foi um dos meus melhores achados musicais e está sempre nas minhas playlists.
   Sufjan Stevens é um cantor, compositor e músico norte-americano nascido em Detroit. Ele é um músico completamente único, sem preconceitos nem medo de experimentar tudo e que tem o bom gosto de saber mudar com o tempo e de manter o público em constante surpresa com a progressão que a sua carreira tem tido. Ele evolui de disco para disco e, com 10 anos de carreira, já teve tempo para nos dar uma das grandes obras primas da década que passou.
   Começando com folk e eletrônica, passando por arranjos orquestrais para grupos de cordas e sopro e momentos de música minimalista, Sufjan Stevens tem a sua voz na música dos dias de hoje bem marcada e bem destacada de tudo o resto. E para odiar este homem, só mesmo pela capacidade que ele tem de fazer música tão poderosa emocionalmente que nós faz pensar em tudo o que não estamos a fazer com a nossa vida e com o que podíamos fazer para dar algum sentido aos nossos dias. Pelo menos é assim que a música dele me faz sentir. Faz a gente ter saudades de tudo o que nunca vimos e ouvimos e me faz pensar em muita coisa.
   O seu ultimo álbum “The Age of Adz” tem inspirações apocalípticas e “obsessões cósmicas”. Ele funciona como uma espécie de desconstrução do som delicado, orquestrado e precioso que tem caracterizado o artista, ultimamente.
   A guinada estilística que tanto assustou quem já dava o moço por entendido não é tão radical quanto parece, no entanto. “Futile Devices”, de violão delicado, piano idem, vocais tímidos e reverberação de estúdio transformado em quarto, introduz o disco pelo velho Sufjan, adepto do folk e do coração quase partido. É o jeito dele de dizer que as coisas mudaram, mas que nem tudo é diferente, uma despedida parcial de seu antigo jeito de fazer música.


   Vale lembrar alguns hits antigos do cara como "Chicago" e "To Be Alone With You".


    Além de sua grande popularidade, Stevens vem recebendo muitos elogios da crítica musical norte-americana.

Curiosidade:
      A música "Hands Open" da banda "Snow Patrol" contém uma parte que fala sobre Sufjan.

Onde encontrar:

Oficial           Myspace
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário