sábado, 8 de janeiro de 2011

Romantismo

        O Romantismo correspondeu entre os anos de 1820 e 1840. Caracterizou-se como uma visão de mundo contrária ao racionalismo e buscou um nacionalismo que viria a consolidar os estados nacionais na Europa. A Revolução industrial estava a pleno vapor, o ideal iluminista tinha transformado o homem em máquina. Contraessa ideologia, brotou na mente humana um saudosismo que influenciou o processo criativo, a literatura, artes, música, arquitetura e a moda não ficou de lado.


       A moda feminina inspirou-se no passado. Os vestidos chegaram às canelas e bem mais ornamentados. A forma cilíndrica estava se transformando em cônica, escondendo a silhueta do corpo, as mangas compridas e justas até os punhos, bufantes na altura dos ombros. As enormes mangas bufantes recebiam o nome em francês de manche gigot (manga presunto), que eram preenchidas com plumas e fios metálicos para obter o volume desejado. 



      Os decotes ficaram mais altos e eram bem acentuados, em forma de canoa, de ombros caídos, o que revelava sua fragilidade. O xale de cashemire ou um detalhe tipo uma pelerine, chamado Berta, que pendia do decote podendo ser em renda.


       No período Romântico, tanto o preto quanto as cores faziam parte do guarda-roupa feminino, inclusive os tecidos estampados, especialmente flores ou listras.


     
     Usavam jóias tipo relicários, cruzes, pulseiras, broches, adornos de laços, fitas, babados, flores e ornamentos em geral. Na cabeça, cachos caídos sobre as têmporas, sofisticados penteados ornados com travessas (as de casca de tartaruga eram mais chiques, caras e resistentes) e modelos de chapéus em palha ou cetim, tipo boneca, ornados com plumas, flores e fitas, amarrados sob o queixo, leque e sapatos de salto baixo. O uso de leque era indispensável, e os sapatos tinham como principal o salto baixo.


   
    
     A moda masculina estava a todo vapor desde o Império e era muito significativa na Inglaterra. Paris ditava as regras da moda feminina e Londres se impunha na masculina. Surgiu o estilo dandy na Inglaterra de George B. Brummel, o Belo Brummel. Foi uma maneira de ser, um modo de vida, uma maneira de se vestir, fazendo com que a distinção e a sobriedade se tornassem a marca registrada da moda masculina.


      A calça comprida, casaco, golas altas, pescoços adornados com plastron, espécie de lenço com nó sofisticado para o aspecto arrogante, era típico do estilo dandy. Um complemento passou a ser usado em quase todo o século XIX, a cartola, símbolo de status e poder social.

 
 





Nenhum comentário:

Postar um comentário