sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Império

        Saímos da Idade Moderna direto para a Idade Contemporânea!!

        A Idade Contemporânea se divide em duas: I.C. século XIX e I.C. século XX
Podemos dividir à moda de Idade Contemporânea do século XIX em quatro períodos: Império, Romantismo, Era Vitoriana e La Belle Époque. Então vamos à primeira. 

        
             O Império

      Este período se delimita entre aproximadamente 1803-04 e 1815-21, altura da proclamação do Primeiro Império Francês (1804-1814), por parte de Napoleão Bonaparte. O estilo Império só atingirá o seu auge após o regresso das campanhas militares de Napoleão na Itália e no Egito. Será então Napoleão, o imperador, a impor o seu gosto pela grandiosidade e imponência.
     A sociedade francesa estava dividida em três estados: o clero, a nobreza e o restante da população.
 

Vestuário

       Nesse momento a moda será extremamente confortável e prática, totalmente contrastante com o que se vinha usando até então.

      
       As roupas masculinas adquiriram sobriedade. O casaco passou a ser o do tipo inglês de caça, o uso de botas se tornou frequente, além de golas altas e lenços amarrados como adorno de pescoço. O que vai marcar nas roupas masculinas são as calças, que foram cada vez mais assimiladas e já eram parecidas com as que usamos hoje, graças ao avanço técnico da alfaiataria inglesa, que estava em plena ascensão.



        A moda feminina se tornou menos ostensiva e extravagante. Foi substituída por um vestido simples, semelhante a uma camisola com a cintura logo abaixo dos seios, normalmente de cor branca, em tecidos como a mousseline ou a cambraia. Nos braços, quando eram de mangas curtas, usavam luvas longas. Esse tipo de vestido, por volta de 1810, chegou à altura das canelas, deixando à mostra os pés calçados por sapatos baixos. Os decotes quadrados ou em “V” deixaram o colo todo em evidência e o xale entrou na moda.

 

Exposição com roupas do período Imperial Francês

 
  
Algumas imagens do filme Napoleão

 
 
 
 
  
     
     Moda Atual

      A transferência da corte portuguesa para o Brasil, em 1808, foi o ponto de partida para João Pimenta criar sua coleção de verão para o SPFW.
 
 



Um comentário: