segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Era Vitoriana

       A segunda metade do século XIX foi marcada pelos monarcas Napoleão III, na França e Vitória na Inglaterra, período de grande prestígio da burguesia. A Era Vitoriana durou 63 anos e refere-se ao período em que a rainha Vitória reinou a Inglaterra.
     Além do enriquecimento da burguesia inglesa, a Era Vitoriana caracterizou-se pelos princípios moralistas e pela solidez política. O declínio da Era Vitoriana ocorreu simultaneamente à eclosão da Belle Époque, atmosfera artístico-cultural e intelectual que envolveu o continente europeu.


Vestuário

     Após um período em que a imagem é suavizada e simplificada, temos novamente na história uma época de excessos e grandes volumes. O Período Vitoriano, que tem este nome em função da Rainha Vitória, monarca da Inglaterra neste período. É bem caracterizado por detalhes, rendas, golas altas, babados, mangas bufantes, laços, e espartilhos. As cores predominantes são às escuras e o estilo vitoriano é mais usado no inverno por ser mais pesado, inclusive por ter sido criado na Inglaterra.


       O ideal feminino que passa a ser seguido é:
- A crinolina, um tecido feito de crina de cavalo mesclado ao algodão ou linho, com propriedades rijas e flexíveis, com a obtenção do volume através de armação de aros de metal chamada de cage (que em inglês ou francês significa gaiola), com muitas anáguas, gerando vestidos extremamente volumosos;


 

- O espartilho, evoluído do corset, agora mais ajustado à cintura, chegando inclusive a deformá-la;


- As mangas extremamente justas e compridas, enfatizando os ombros caídos;


- Cabelos cacheados;
- Xales e chapéu grandes decorados eram os acessórios preferidos; maquiagem pálida com boca e olhos extremamente marcados.


       A mulher vitoriana foi dada à condição de ser frágil, pura, tímida, inocente e sensível. Qualquer característica que fosse de encontro a essas características era considerada vulgar. Por isso as roupas eram criadas para evidenciar esse perfil.

 

Borzeguim - Bota em estilo vitoriano feita de tecido e couro.


     O vestuário masculino tornava-se cada vez mais sóbrio. Traje de alfaiataria clássica (fraque, casaca, colete e calça); sapatos bicolores; a cartola; barba grande e bigode; bengala, guarda-chuva e lenço. 


Bonecas Barbie Vitorianas

 

O filme The Young Victoria, que ganhou o Oscar de melhor figurino em 2010, mostra a época vitoriana. O figurino é assinado por Sandy Powel.

 
 
 
 
 
 
 
 

Moda Atual

A coleção de Alexander Mcqueen, na semana de Moda de Paris 2009, foi influenciada pelo estilo vitoriano.


Alguns editoriais também recorrem ao período Vitoriano como por exemplo esse da revista “Vanity Fair” no qual Emily Blunt é a “Jovem Victoria”.





Um comentário:

  1. Adoro a moda da era vitoriana. Sempre gostei, desde pequena. Obrigada pelo post! *-*

    ResponderExcluir