quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Civilização Romana

           Roma contribuiu muito para o desenvolvimento no mundo ocidental de várias áreas de estudo, como o direito, teoria militar, arte, literatura, arquitetura, linguística, e a sua história persiste como uma grande influência mundial, mesmo nos dias de hoje.

 
Vestuário

Roma recebeu influências gregas no seu vestuário. A toga, sua principal vestimenta, se assemelha ao himation. Os romanos usavam a túnica e por cima a toga, que era extremamente volumosa e denunciadora do status social. O tamanho e a cor diferenciavam a condição de prestígio ou a função do usuário. Pessoas mais simples como os trabalhadores, plebeus, escravos e até mesmo os soldados do exército, muitas vezes só usavam a túnica.

 

Debaixo das togas os homens usavam uma túnica de linho. Outra túnica usada e muito interessante era a brilhante, na qual eles passavam sobre o tecido um giz branco que a deixava com esse efeito. Era usada pelos candidatos a cargos públicos para chamar a atenção nos discursos. Havia ainda a toga praetexta, que possuía uma tira na cor púrpura em sua borda e era usada por alguns magistrados, pelo imperados em ocasiões especiais e pelos pré-adolescentes. A indumentária era tão normalizada que infringir suas regras era crime.


As mulheres usavam a túnica longa e algumas vezes usavam com stola sobre (outro tipo de túnica onde a diferenciação está nas mangas). A peça usada pelas mulheres correspondente à toga era a pella, uma espécie de manto com o formato retangular. 

 
 Os romanos não tinham por hábito cobrir as cabeças, a não ser por ocasião de viagem, podendo assim colocar o petasus, um chapéu de abas largas ou usar o cucullus, tipo um capuz. Entre as mulheres existia o hábito de cobrir-se com a palla (um manto comprido que chegava até os pés) quando se deixava a casa. As viúvas usavam o ricinium, uma espécie de xale.
Os cabelos eram penteados e decorados com tiaras de ouro, tecidos e presilhas.

 Os materiais das joalharias mais utilizados eram: ouro, prata, pedras preciosas e semi-preciosas, cobre, bronze e ferro. As mais apreciadas, no entanto eram as pérolas. Os símbolos mais usados eram: o cupido, aves e mitológicos.
As mulheres usavam máscaras de farinha, miolo de pão e leite de jumenta durante a noite sobre o rosto para melhorar a pele.


Vestimenta Feminina:

* Strophium: faixa que envolvia os seios;
* Intuala: tunica íntima;
* Estola: de corte igual ao da túnica íntima, porém com mangas longas e amarradas de diversas maneiras;
* Palla: manto para se jogar sobre os ombros;
* Véu: preso por diversas maneiras na parte de trás da cabeça;
* Ornatrix: escravas cabeleireiras;
* Usavam perucas;
* Cabelos penteados e decorados com tiaras de ouro, tecidos e presilhas;


Vestimenta Masculina:

* Toga: manto muito volumoso com exagero de tecido;
* Pênula: manto com capuz;
* Pallium: manto;
* Não usavam adornos na cabeça;
* Cabelos curtos e cacheados;
* Com ou sem barba;
* Sandálias ou botas;


 
 
Os soldados romanos usavam roupa em couro ou metal. Um saiote com tiras de couro, sandálias e botas com aberturas trançadas. As roupas redesenhavam o corpo para mostrar a forma física.

 

Barbie representando a deusa romana Minerva com uma roupa militar.


 O filme Gladiador apresenta um figurino bem fiel e ganhou o Oscar de melhor figurino.
 
 
 
 
 

 As famosas sandálias gladiadoras foram retiradas das roupas dos gladiadores romanos.
 
 
Agora, falando de moda atual, Roma é uma das maiores potencias no cenário fashion. Nomes como Giorgio Armani, Roberto Cavalli, Gianfranco Ferre, Alberta Ferretti, Valentino, Miuccia Prada, Elsa Schiaparelli, Donatella e Gianni Versace e empresas como Diadora, Fendi, Kappa e Gucci fazem parte desse grande espetáculo fahion romano.
 

 Vera Wang já teve uma de suas coleções baseadas na Roma antiga. Daí aparece a toga reinterpretada em tecidos finos como o jérsei. Boas camisas com recortes de organza esvoaçantes, saias com volumes, drapeados, comprimentos assimétricos, volume nas costas, cintos marcando a cintura, calças fluídas e vestidos longos. 


             Outros estilistas também já se inspiraram na Roma antiga para criar suas coleções.


Deliciem-se!!  ;*

Nenhum comentário:

Postar um comentário