quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Civilização Grega


Foi na Grécia que a civilização ocidental começou há mais de dois mil e oitocentos anos. Há milhares de anos os gregos estabeleceram tradições de justiça e liberdade individual que são as bases da democracia e da economia de mercado.

 

Vestuário

O vestuário dos gregos era simples e compunha-se de roupas de linho no verão e lã no inverno. Eram confeccionadas geralmente pelas esposas, filhas ou escravas, quase sempre mantendo a cor original dos fios, mas algumas passavam por um processo de colorização com tinturas. Ornamentos que representavam à cidade-estado de origem dessas pessoas eram colocados ou pintados diretamente nas roupas. O uso de brincos, anéis, correntes, gargantilhas ou qualquer outra jóia estava restrito as famílias mais ricas.


Peças do vestuário:

* Peplo: túnica feminina presa por duas fíbulas, feita com dois retângulos de tecido;
* Quíton: túnica feminina ou masculina presa com 5 a 8 fíbulas, feita com dois retângulos de tecido;
* Himation: normalmente feito de lã e principalmente usado por homens como proteção;
* Clâmide: manto masculino curto, preso em frente ao pescoço;
* Exômis: manto feito com um retângulo de tecido, preso por apenas um ombro, com barras decorativas e usado principalmente pera segurar os seios;
* Strphion: faixa de tecido para segurar os seios;
* Krêpis: sandálias;
* Em algumas regiões usavam chapéus;

Quíton
                                                Himation                                      Clâmide

Vestimenta Feminina:

* Cabelos longos presos com tecido;
* Trançados com tecido;
* Anelados;
* Maquiagem suave;
* Presilhas faziam o fechamento;
* Sandálias de couro amarradas nas pernas;
* Jóias: brincos, colares, tiaras, coroas, anéis;

 
 
Os soldados usavam uma túnica curta, couraça em couro, greva; calligae, sandálias e a barba em ponta e cabelos crespos.

 

 Homens e mulheres usavam perfumes feitos à base de flores e ervas. A vaidade e a beleza faziam parte do cotidiano de ambos os sexos. Os gregos tinham mais preocupações com a saúde e a beleza do corpo do que com a maquiagem propriamente dita. 

Diferentes penteados, com destaque para os cabelos encaracolados e arranjos feitos com ceras e loções. Mulheres mantinham os cabelos longos adornados com presilhas de metal ou fitas coloridas. Os homens mantinham cortes curtos e cultivavam a barbas e o bigodes se não fossem do exército.


Moda atual

A Grécia talvez seja a civilização que mais influencia a moda. E, particularmente, é uma das minhas favoritas. Eu adoro as roupas inspiradas na Grécia.

A atriz Selena Gomez parece ser outra grande admiradora dessas roupas.

Kids Choice Awards, assinado por Christian Cota
 
  
Teen Choice Awards
 

Univision Premios Juventud Awards
 

e o meu favorito ALMA Awards, Marchesa
 
         Jennifer Lopez, Dolce & Gabbana    Angelina Jolie, grife Amanda Wakeley


Algumas coleções inspiradas na Grécia Antiga

Coleção Primavera/Verão 2008 Hermés e Alberta Ferreti
  
Pucci Primavera/Verão 2008

Primavera/Verão 2008 Danielle Scutt
 
Bonecas Barbie gregas


Filmes sobre a Grécia

Helena de Tróia - 2003
 
 

Tróia – 2004
 
 

Alexandre – 2004
 
 
 
300 - 2007
 
 

O post ficou enorme eu sei, mas Grécia é um assunto tão interessante e vasto que fica difícil não extender demais.
Apreciem!!

4 comentários:

  1. adorei o seu blog, me ajudou muuuuuuuuito!

    ResponderExcluir
  2. eu estava estudando a Grécia Antiga até cair nesse post. Agora estou estudando Grécia antiga enrolada num lençol amarrado em torno do corpo e preso num ombro só. o post é maravilhoso!

    ResponderExcluir
  3. Precisava de roupas gregas para um trabalho escolar e o seu blog me ajudou muito.
    Agradeço, pois foi muito bem feito!

    ResponderExcluir
  4. caramba adorei o blog, eu estava desesperada pq tenho 1 seminário esta segunda as 7:00 da manhã e nós temos que dar uma aula de forma bem interativa, eu estava justamente procurando por alguma ideia de como fazer uma roupa grega e esse blog ajudou e muiito.. kkkkkk tbm estou digitando enrolada em um lençol pq assim q vi já fui testar, muito obrigada *-*

    ResponderExcluir