sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Civilização Hindu

            A Civilização Indiana, também conhecida como Civilização Hindu é uma das civilizações mais antigas do nosso planeta. A Índia é um país de contrastes. A diversidade de línguas, hábitos e modo de vida não impedem que haja uma grande unidade na cultura do país. Devido a sua situação geográfica, durante longo tempo ela ficou distanciada dos demais povos.


A indústria têxtil é uma das principais na Índia. As sedas de Varanasi, de Kanchipuram, as esplêndidas sedas bordadas a ouro de Mysore e outras, são dignas de ser conservadas toda a vida. Fazem-se tecidos de algodão de cores brilhantes e há tecido "himroo", uma mescla de algodão e seda estampada. A lã de Caxemira é famosa no mundo inteiro, especialmente pelos seus maravilhosos xales de "pashmina".
Vestuário

A roupa indiana é conhecida mundialmente por suas cores e riqueza de bordados. Há uma infinidade de tecidos, brocados, tafetás, tecidos com prata, bordados com lantejoulas.

 

Indumentária feminina

Para as mulheres existem apenas quatro modelos com raras exceções.

O primeiro é o “Saree". Ele é usado em ocasiões especiais pelas castas mais abastadas. Sari ou saree é a peça mais famosa do guarda-roupa feminino indiano. Ele se resume em um tecido inteiro, e pode ter de 4 a 9 metros. Ele normalmente é usado com uma anágua conhecida como Lengha e com uma blusa denominada Choli. O choli é um top justo, tem mangas curtas e é geralmente um pouco decotado e, como tal, é particularmente bem adaptado para vestir nos verões do Sul da Ásia. Cholis podem ser de manguinha ou presos no pescoço, este é normalmente mais suntuoso com um monte de enfeites, como espelhos ou bordados.


O que difere um Saree do outro é a qualidade dos tecidos e os bordados. 


Observação: Uma das grandes curiosidades deste povo é que, apesar do Saree ser uma vestimenta para ocasiões especiais, ele é também usado pelas mulheres das castas mais pobres que normalmente vivem nas ruas, esta é a roupa do dia a dia delas.


 O segundo modelo é o Salwar Kameez, que é utilizado por elas no dia a dia e é um dos trajes mais comum. Consiste em uma calça larga (shalwar, do tipo pajama) e uma túnica comprida (kameez). Normalmente a calça combina com o lenço. O Salwar Kameez é usado no dia a dia das mulheres indianas


 O terceiro modelo é um pouco mais ocidental, mas nem tanto. É uma túnica comprida, a Kurta, que também pode ser usada com aquelas calças mais justas. O nome dessa calça é Churidar. Ela pode ser substituída por calças jeans. Esta vestimenta elas costumam usar em momentos casuais.

 


 Existe também uma variação dessa túnica, o Kurti, que não é tão longa. As mulheres freqüentemente usam kurtis como blusas.

 
Um acessório indispensável é a Dupatta, um lenço que pode ser usado sobre o peito e pescoço e com as pontas viradas para trás; ou simplesmente pendurado em um ombro.


Existe também a Gharara que consiste em um Kurti, uma dupatta, usada como véu, e uma saia ou par de calças de pernas bem largas. Essa roupa é usada apenas em ocasiões especiais.
 

É, normalmente, a roupa tradicional das noivas indianas.


Todos os modelos citados acima sempre vêm acompanhados de muitas pulseiras, anéis, colares, brincos, tornozeleiras e muitas jóias. Os grandes adornos de prata, os enfeites de estilo mongol, o ouro, a grande variedade de pedras preciosas e semi-preciosas: diamantes, safiras, pedras-de-lua e àguas-marinhas, pérolas.
Quanto mais, melhor!

 
As indianas também sempre estão muito bem maquiadas.


 Os homens se vestem semelhante aos ocidentais, só que com peças que remetem à década de 70.


Eles se vestem de forma bastante clássica com terno combinado com gravata e camisa. A camisa é de manga comprida, calça de tecido com cinto e sapato. No verão é permitido usar camisa social e calça sem paletó e gravata.
 

A roupa tradicional formal masculina é o Kurta Pajama, que pode ser considerado o Salwar Kameez para os homens. Pajama é uma espécie de kurta longo com mangas longas. Pode ser encontrado feito de algodão, para dormir, ou até feito de seda para ser usado em formalidades. Porém esta vestimenta é usada somente em ocasiões especiais.


Em ocasiões especiais como casamentos o noivo principalmente, mas não exclusivamente, usa o Sherwani.


O Dhoti é um traje parecido com o Sari, só que para homens. É um tecido comprido que se usa enrolado na cintura e por entre as pernas. Consiste em uma peça retangular de algodão que pode chegar a medir 5 metros de comprimento por 1,20 de largura. Geralmente de cor branco ou creme. Não possui costuras, botões etc. É usado pelos sacerdotes.
 

Os sapatos indianos são muito interessantes. Mojaris são aqueles típicos sapatinhos que não possuem muita sola e normalmente são trabalhados a mão.


Khussa são as sapatilhas indianas. Geralmente são rasteirinhas, mas existem alguns modelos com salto alto.  São tão populares que até as noivas se casam com elas. Feitas de tecido trabalhado, as khussas possuem uma série de bordados de contas e paetês, todos combinando com a cor de base do sapato.

Algumas são abertas atrás, estilo “chinelinho”.  No entanto, o que mais varia no formato da khussa é a ponta: tem afunilada, redonda, quadrada ou dobrada para cima.

 



Bonecas Barbie Indianas


A novela brasileira “Caminho das Índias” mostrou bem o vestuário dessa cultura.

 
 
 
 
 
 
 

Moda Atual

A Índia também tem sua semana de moda, o Lakme Fashion Week.
Algumas coleções ainda se prendem ao tradicional, como é o exemplo da estilista Manish Malhotram.



 Outras inovam e parte para um estilo mais ocidental.



Deliciem-se!!

3 comentários:

  1. boa noite amei os tecidos bem indianos mesmo e como o sr vende por metro,e se tem todo ou não me mande um E-MAIL COM PREÇO DE CADA UM betosulamor@hotmail.com e se tem estampado bem lindas e vivas pode ser liso com flores no campo e com tiras de cores que não sei como chamar ok fica com DEUS aquardo respostas urgentes, sera que aqui em recife tem estes tecidos pode ser seda ou crepe musseline com dourado ok grata

    ResponderExcluir
  2. Onde posso comprar tecidos indianos como aqueles mais decorados, usados em festividades, em São Paulo? georgemonteirocp@yahoo.com.br.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  3. Bom dia,

    Aonde posso encontrar para comprar os tecidos, saree e sapatos masculino e os valores?
    amandinha_steiner@hotmail.com

    ResponderExcluir