domingo, 7 de julho de 2013

Desabafo - Por que eu tenho um blog?!

     Pessoas lindas. Andei matutando umas coisas na minha cabeça e essa pergunta ficou me rondado por muito tempo. Mas afinal, por que eu tenho um blog? 


     Esse pensamento já me ocorreu várias vezes, mas ontem, durante uma conversa com uns amigos, em um dado momento eles me perguntaram se eu tinha um blog de moda. A minha reação para responder a essa questão é sempre a mesma: VERGONHA. Não me perguntem porque, mas eu tenho vergonha de falar que eu tenho blog. Já recebi várias críticas sobre o layout do blog, sobre a interface e principalmente sobre o link ou nome do blog. Daí eu parei, novamente, para pensar: Por que raios eu tenho um blog? 

     Há um tempo atrás eu li dois textos que me fizeram pensar na possível resposta. O primeiro texto é o "4 dicas para você ficar preparada para a faculdade de moda" escrito pela Giovanna Ferrarezi, do blog Radioactive Unicorns. Na verdade a única parte que me interessou desse post foi a 4ª dica - Monte um blog. Ela fala que "criar e manter um blog pode ser muito bom pra várias coisas na sua vida: você vai aprender a manter relações e a lidar melhor com as pessoas – isso inclui críticas e elogios em relação ao seu trabalho -, você vai se obrigar a se manter antenada e atualizada sobre tudo o que acontece no mundo pra deixar o seu espaço na internet atraente para as pessoas acessarem e vai aprimorar e MUITO sua escrita, que é algo absolutamente importante pra qualquer carreira que queira seguir." 

     O segundo texto é o "Pare de enrolar e crie logo o seu blog!" escrito pela Carol Guido para o Girls With Style, que pode ser encontrado aqui. Nesse post ela separa três dicas para quem quer ter um blog: 

1 - Não se importe se tem leitores no começo: Não me entendam mal, é claro que você deve se preocupar com isso em algum momento, afinal, para que criar um blog se ninguém vai ler? Mas ocupar a sua cabeça com isso nos primeiros meses é criar desculpa esfarrapada. Pior, tira o seu pensamento do que é realmente importante, o conteúdo. Acreditem: os leitores vem naturalmente. E se não vierem, azar o deles. Só quebre a cabeça com isso se você decidir que quer transformar o seu blog em negócio. O que nos leva para o próximo tópico.

2 - Blogue por amor ao assunto, não por dinheiro: Quando você pensa em como vai ser o seu blog, o que vem à sua cabeça? Se for como vai fazer para ganhar dinheiro, pare aqui e volte para o início do jogo. Desde que os blogs viraram negócio, muitas pessoas colocam a grana como principal motivo para criar um. Mas, assim como um trabalho normal, fazer algo só por dinheiro só funciona quando tem data para acabar. Às vezes a gente pode pegar freelas que nem curte muito (ou até lavar o carro do tio) para dar uma crescida no orçamento naquele período, mas isto só funciona por que tem prazo de validade.

3 - Just do it: Filosofia da Nike mode on. Você ainda nem começou a escrever e já está quebrando a cabeça com maneiras de bombar o blog. Sendo que ele ainda nem existe! Isto se chama síndrome do procrastinador preocupado, que nada mais é do que a auto sabotagem disfarçada de excesso de compromisso. Não cai nessa. Cria logo seu blog gratuito (é isso mesmo que você leu: sem url personalizada, sem nada) e faz o seu primeiro post. Esta deve ser a sua única preocupação agora. Só sai do lugar quem dá o primeiro passo. Vai lá e faz.


     Bom, depois de ler esses texto fiquei super feliz de pensar: "Poxa, eu sei porque eu criei um blog!" \o/  Refletindo sobre o primeiro texto, o da Giovanna: Eu criei o blog porque eu faço moda. No início foi bem isso mesmo, mas depois eu comecei a me interessar por outros assuntos e ver que moda não é só o que se veste e só que "está usando". Eu "expandi meu universo". Daí o blog se tornou o meu espaço para colocar referências, mostrar coisas que eu aprendo na universidade, assuntos, que são novidade para mim, mas que eu adoro compartilhar com as outras pessoas e, principalmente, assuntos dos quais eu adoro falar, e que não são necessariamente de moda. E aproveitando o gancho para esclarecer, meu blog não é um "blog de moda". Na verdade eu nem curto muito esses blogs de "Look do dia", "Evento da semana", "Inauguração de loja tal"... Mas isso é assunto para um futuro post.

     Ela também fala sobre aprender a lidar melhor com as críticas em relação ao seu trabalho. Eu não sei se eu aprendi muito, já que o fato de eu ter vergonha de divulgar o meu blog é justamente porque ele não é um desses blogs famosos e bombados da internet, mas eu já me conformei um pouco com as críticas. No início eu mudava o nome do blog quase toda semana, as pessoas sempre criticavam. Inclusive esse nome, muitas pessoas ainda criticam, mas foi um nome que eu curti e pronto. Eu gosto e vai ficar. Não me importo mais se agrada  aos outros, me agradando já está ótimo. 

     Já a Carol, do segundo texto, fala para não se preocupar com quantas pessoas vão ler ou acessar o seu blog, e na verdade isso nunca me preocupou muito. Como ela mesma disse, eu não quero que o meu  blog seja só mais um espaço de negócios. Eu não quero ganhar presentes só para divulgar aqui. Eu já recebi vários emails de pessoas elogiando o blog e falando que já usaram várias referências daqui para trabalhos ou até mesmo para outros post, e é isso que me deixa feliz, saber que eu estou ajudando de alguma maneira, e saber que tem pessoas que gostam, não por eu ficar sorteando presentinhos a torto e a direta, mas sim pelo conteúdo. Na verdade eu me enquadro bem na segunda dica dela, eu escrevo por amor ao assunto.
     E no momento que comecei a seguir a filosofia "Just do it" que ela cita, eu me senti tão feliz por ter um blog e por poder compartilhar um pouco do que se passa na minha cabeça. Eu não cai na "síndrome do procrastinador preocupado". Eu simplesmente criei o blog e fui. 

     Daí hoje eu fui entrar no Girls With Style, um dos blog que eu indico por sinal, e qual o primeiro post? "Seu blog tá parado? Comece a dar atenção pra ele agora!", também escrito pela Carol Guido, que está aqui. Nesse texto fala que o outro post escrito por ela,  já citado anteriormente, fez muito sucesso. Então ela dá mais dicas, só que dessa vez para "reavivar" o blog. De 5 dicas que ela deu eu me encaixo em 3:

- Não tenha medo de experimentar
- Desenvolva seu jeito pessoal de blogar
Use as redes sociais

       Eu não escrevo só sobre um assunto. Eu falo do que me vem a cabeça, de coisas que eu gosto e que descubro. Por isso não gosto de classificar o meu blog como sendo apenas de moda, porque muitas coisas que escrevo não tem nada a ver com moda. Eu também desenvolvi meu jeito pessoal de escrever. Como a Carol fala no texto, eu produzo conteúdo para os outros do mesmo jeito que gostaria que produzissem pra mim. E por fim, eu me rendi as redes sociais. Recentemente eu criei uma fanpage pro blog, mas não para conseguir mais visitas ou seguidores, ou para mostrar que meu blog é famoso, e sim para que as pessoas que realmente gostassem do blog soubessem quando eu atualizo. 
     Sempre que eu falo para os meus amigos que eu tenho um blog eles me perguntam porque eu não divulgo. Como eu já falei no início do post, boa parte é porque eu tenho um pouco de vergonha, mas eu também não divulgo porque a intenção não é ter milhões de leitores avulsos, e sim leitores que se identifiquem com o conteúdo. 
     A Carol fala que não dá pra se esconder e ter vergonha. Que nós blogueiros temos que nos promover aos 4 ventos. E aqui estou eu então, divulgando a página do blog. Como eu já falei, não é para conseguir seguidores, mas para quem se identificar ficar um pouco mais próximo do blog.

     E é isso. Eu só quero poder expressar um pouco do meu cotidiano e do meus gostos. E eu indico a todos que pensam assim que criem seus blogs. Independente de quem vai ler, sempre terá pessoas que vão gostar e te elogiar, e é isso que importa. 

     Desculpem pelo texto enorme, mas eu queria muito escrever sobre isso. Então sem mais delongas, um beijo grande para todos vocês, leitores ou não do blog. Fiquem bem e...

Nenhum comentário:

Postar um comentário