quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Década 10

      Com o fim do século XIX a Idade Contemporânea não fica para trás, porém se transforma completamente.

       Saímos do século XIX direto para a Idade Contemporânea do século XX!!

       A década 10   

      A década de 10 foi um período marcante da história mundial. Nesta época ocorreu a Primeira Guerra Mundial, o naufrágio do navio Titanic e o início da Revolução Russa, que instituiria o comunismo naquele país. Nesta época também se iniciou a popularização do rádio como mídia de massa e também do automóvel como meio de transporte, com a indústria à época dominada pela Ford.

   
       Até ao ano de 1914, a moda não sofreu grandes alterações, mas com a I Guerra Mundial tudo isso mudou. As mulheres se desfizeram dos espartilhos e das roupas volumosas e passaram a usar saias tão justas que, de certa forma, lhes dificultavam os movimentos. Foi por essa altura que surgiu o soutien, cuja criadora foi Mary Phelps.


  
      Paul Poiret criou  modelos exóticos, simples e coloridos, influenciado pela cultura oriental. Criou também modelos com jóias. Com os poucos produtos disponíveis as mulheres tinham-se vestir da forma mais simples possível, e foram às roupas simples que se tornaram tendência nesta altura.

 

      Com a guerra, as mulheres tornaram-se independentes, gerindo sozinhas a casa e trabalhando para manter a produção das fábricas.  Devido à escassez de produtos as mulheres tinham que se vestir de forma simples, por isso o estilo da altura era o estilo mais simples possível. Alguns materiais foram introduzidos na moda, como a borracha, que permitiu o aparecimento dos primeiros tênis.


      A grande conquista feminina com relação à moda foi o comprimento das saias, que subiu até as canelas. Os sapatos eram todos descobertos, e se podia ver as meias de algodão pretas, marrons ou cinzas. Usavam-se casacos amarrados na cintura que cobriam parte das saias, aumentando os quadris.


      Os chapéus simplificaram-se e a imprensa voltada para a moda começou a apresentar receitas de peças de tricô, como pulôveres, echarpes, espécies de capuzes e meias feitas à mão. Até então não se conhecia a moda da malha. Ainda nessa época Coco Chanel, introduziu na moda o jérsei, tecido macio, elástico e de malha.
      Já a roupa masculina não teve muitas mudanças, pois os homens saíram de licença, escapando dos horrores das frentes de batalhas. O terno e o chapéu eram as peças-chave.

O filme Titanic mostra um figurino referente a década de 10. 

 
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário