quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Barroco

              O século XVII chegou trazendo para a humanidade a Revolução Científica, um período de grande transformação intelectual. A tentativa de conhecer os segredos da natureza fez do homem um grande observador que passou também a sistematizar suas experiências.
            Da Itália partiu o estilo Barroco e Velázquez, Rubens, Rembrandt, Caravaggio entre outros, difundiram o estilo expressivo nos efeitos de luz e sombra nas pinturas, ornamental e opulento na arquitetura, buscando retratar a emoção humana.


            No que diz respeito à moda, não havia uma corte capaz de ditar modos e modas. Não havia na Europa uma unidade nas vestimentas, elas variavam de acordo com o país. De uma forma geral, na moda masculina o gibão se ampliou, os cullotes além de justos, cresceram até abaixo dos joelhos, as botas eram adornadas, usavam uma casaca de tecidos sofisticados como veludo ou brocado e usavam longos cabelos naturais, porém o uso de perucas tornou-se um hábito de moda e um dos elementos mais importantes da elegância masculina.


            A renda estava em evidência para ambos os sexos, assim como o rufo que foi se transformando em gola caída, apoiando-se enormemente sobre os ombros. Por volta de 1680, por influência oriental, os homens começaram a usar uma túnica longa que foi se encurtando e se transformou na veste e em seguida, em colete.


            Surgiu uma espécie de gravata de renda ou de tecido adornado de renda. Os ingleses usavam meias de seda, chapéus com copa alta e abas largas. O único elemento de masculinidade visível era um pequeno bigode.

           
            Para as mulheres, uma sobreposição de anáguas sob uma saia mais arredondada, uma camisa de manga curta, sobrecamisa com decotes acentuados e mangas até os cotovelos e cinturas finas, marcadas pelo corpete em tecidos luxuosos nas cores vermelho escarlate, vermelho cereja, azul escuro e cores mais claras como rosa, azul céu e amarelo pálido.

 

             Elas ainda usavam perucas com um penteado à La Fontange com ares de despenteado, preso por fitas, que com o tempo passaram a ser incrementados com rendas, toucas e armações.


            Um complemento curioso foi o uso das mouches de beauté (moscas de beleza), aspecto de pinta feita de seda preta em desenho inusitado como meia-lua, estrela e coração, de material colante por trás para serem aplicadas sobre a face. As grandes mouches com motivos do tipo sóis, pombas, carruagem e cupidos foram a pura essência do excesso Barroco.

          
      Sapatos barroco

Os grandes representantes do barroco foram: o Rei Luis XIV, o Rei Sol e a Rainha Maria Antonieta.

  
Por falar em Maria Antonieta, o filme de 2006, da diretora Sofia Coppola, vencedor do Oscar de melhor figurino, é uma ótima referência da moda barroca.

 
 
 
 
 
 
 
 

Na época da estréia do filme a atriz Kirsten Dunst  saiu na vogue em um editorial lindíssimo com o figurino do filme. Mais isso é assunto pra outro post.


O livro “Rainha da Moda” de Caroline Weber também é um ótimo complemento.


Bonecas Barbie Barrocas


Moda Atual

      Rachel Grandinetti inspirou sua coleção de inverno 2010 em ninguém menos que Maria Antonieta. De seus vestidos ultra-exuberantes, de volumes exagerados, saem às formas dos vestidos, blusas e casacos, quase sempre arrematados por volumosas saias forradas de tule.



Um comentário: