sábado, 11 de dezembro de 2010

Civilização Persa

A Civilização Persa formou o maior Império da Antiguidade Oriental. O Império Persa durou cerca de dois séculos e compreendia propriamente dita a Ásia Menor por inteiro.
           Os persas foram um povo de origem indo-europeia que se estabeleceu no planalto do Irã mais de um milênio antes de Cristo.
Os persas foram os primeiros povos a cortar e ajustar as medidas das roupas. Os historiadores acreditam que os persas vestiam roupas que tinham boas medidas, ao contrário dos egípcios. O fato é que, isto proporcionava conforto, além do que facilitavam a caça. Os homens persas vestiam calças que se ajustavam firmemente às pernas e túnicas e casacos. As mulheres se vestiam do mesmo modo que os homens. Calçados eram parte do vestuário normal. Este tipo de vestuário depois iria se desenvolver aqui na Europa ocidental.
                                  Ester e Xerxes, Rainha e Rei da Pérsia         
A vestimenta feminina persa era composta por calças amplas e saias. Cobriam o rosto com o rehend de percal, uma espécie de turbante. Usavam henna nos pés e nas mãos. O cabelo era volumoso e crespo e usavam maquiagem para se enfeitar.
                                                                     Ester, rainha Persa  
 A vestimenta masculina era composta por túnicas de lã ou seda, de mangas amplas e presas por um cinturão; também usavam calça, roupa de baixo e sapatos de couro com pontas levemente voltadas para cima. Tinham cabelos e barbas cacheados e envolviam a cabeça e o pescoço com um pano de linho branco, também usavam chapéus.
 
 
 Nós podemos ver algumas peças bem características no figurino bárbaro do filme “O Príncipe de Pérsia”.
 
 
  
Moda atual 
Em  2009, a Dior teve sua coleção inspiradas nas miniaturas persas.
 

4 comentários:

  1. vlw pela ajjuda bjs min add no msn narielypi@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Gostei do blog. Estou pesquisando sobre algumas vestimentas antigas e me foi muito útil o que encontrei aqui, como estilo e materiais usados na confecção das roupas persas. Obrigada pela postagem :)

    ResponderExcluir