sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Civilização Mesopotâmica

A Mesopotâmia é considerada o berço das civilizações. Entre os povos da Mesopotâmia se encontravam os sumérios, os elamitas, os acádios, os amoritas, os cassitas, os assírios, os babilônios, caldeus, etc. Os mais importantes foram os sumérios e babilônios.


Vestuário

A matéria prima predominante era o linho e a lã, usados sempre na sua cor natural. Um retângulo de tecido ao redor da cintura era preso por tiras ou simplesmente com um nó, numa forma primitiva de saia.  Essa era a vestimenta principal desse povo.


Na indumentária, o aspecto dos primeiros sumérios representados nas poucas esculturas desenterradas mostra que usavam o crânio e o rosto raspados, deixando apenas a barba a cobrir o queixo, mantendo o torso nu e os pés descalços. Um tipo de avental-saia feito de pele de carneiro penteada era sua única roupa. Os guerreiros da Suméria lutavam quase nus. Não existem fontes retratando os feitios da indumentária feminina.


A vestimenta dos assírios e babilônios era muito desenvolvida, utilizando ricos tecidos ornamentados. Além da túnica de diversos comprimentos, uma peça longa retangular munida de franjas, enrolando o corpo em espiral, era muito usada, trajando as classes altas feminina e masculina. A riqueza da indumentária, dos adornos e jóias dos reis e rainhas assírio exprimia a necessidade de exibição. Os dirigentes davam a máxima atenção ao penteado e à barba, sendo que os cabelos eram enrolados cuidadosamente.
Assírios

                                                                     Guerreiros Assírios


                                                                                     Assírios

Nunca se verá, exceto na era dos reis bizantinos, tamanho exagero de ornamentação na indumentária de muitas cores, cheia de franjas e rígida de tantos bordados de ouro. Homens e mulheres gostavam de usar brincos pesados, anéis, braceletes e coroas em grande profusão, tudo em ouro. Tiaras e mitras cobriam as cabeças dos reis; turbantes vestiam os homens do povo, e as mulheres eram sempre cobertas com véus. Devemos assinalar a ausência quase total de imagens do traje feminino, pois é digno de nota que só existem retratos das esposas coroadas dos reis.

 
              Hamurabi, Imperador babilônico                       Nabucodonosor, Imperador babilônico

 Quanto aos trajes dos hebreus, sendo eles descendentes do povo do deserto, suas roupas eram folgadas e drapeadas, como proteção contra o sol e a areia. Eles aprenderam a tecer panos de lã em tiras largas. A vestimenta era composta de uma túnica de mangas curtas que chegava aos tornozelos, um xale retangular, drapeado, e um cinto largo, em couro ou em tecido ornamentado de ouro ou metal. Mais tarde foi acrescida uma segunda túnica de lã de mangas largas, por cima da primeira de linho e mais um xale quadrado para serviços rituais. Diversos elementos cobriam a cabeça, como o pano dos pastores, um chapéu de feltro mole com abas, o gorro de ponta, o turbante duro estilizado e a mitra dos mais altos sacerdotes. Todo hebreu usava barba, e o cabelo era comprido. 

             
 As mulheres, exceto as meretrizes, tinham a cabeça sempre coberta, seja com véus, xales ou gorros de ponta. Os cabelos eram trançados. Uma túnica simples sem mangas, cintada, que atingia os tornozelos, era a roupa primitiva feminina, acrescentada depois de uma segunda, de mangas compridas bem largas, com uma aba. Moedas de ouro eram usadas para enfeitar a testa e os cabelos. Fora esses elementos, o traje feminino não se diferenciava muito do dos homens. Todos andavam frequentemente descalços ou com sandálias. 


7 comentários:

  1. Olha só que interessante estava procurando umas figuras sobre a mesopotamia para a minha aula de historia para o 6 ano e achei o seu blog, tambem sou de anapolis. Parabens pela iniciativa, gostei e vou segui-lo, abraços.
    Adriano.
    adrianojose_btos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. muito bom eu adorei, amanhã minha aula lúdica contará com a ajuda deste blog ;D

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante!! Gostei muito! Aos que gostam de História , Conhecimentos Gerais ! Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante!! Gostei muito! Aos que gostam de História , Conhecimentos Gerais ! Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Gostei demais. Tenho grande interesse pela arte da Mesopotâmia, felizmente salva em Berlim e no British Museum.Alem de peças expostas no Museu de Antiguidades Orientais de Istanbul.

    ResponderExcluir