sábado, 18 de dezembro de 2010

Civilização Japonesa

As origens da civilização japonesa são remotas e bastante imprecisas. Os habitantes originários que se estabeleceram no arquipélago japonês  eram provenientes da região oriental da Sibéria que migraram durante o período neolítico em aproximadamente 3000 a.C.
Atualmente, os japoneses são sistematicamente associados ao desenvolvimento de tecnologia de ponta que marca o capitalismo.


Vestuário

A história do vestuário japonês é em grande parte a história da evolução do kosode (kimono para nós), e de como os japoneses adaptaram a seus gostos e necessidades estilos e a produção de tecidos vindos do exterior.
No Japão o vestuário divide-se em duas grandes categorias: wafuku (vestimenta japonesa ou de estilo japonês) e yofuku (vestimenta ocidental ou de estilo ocidental). 


Não se sabe ao certo como eram as roupas usadas na Pré-história japonesa, mas pesquisas arqueológicas indicam que provavelmente as pessoas usavam túnicas de pele ou de palha. Dos séculos IV a IX, a cultura e a corte imperial no Japão receberam forte influência da China. Influenciado pela recém-importada religião budista e pelo sistema de governo da corte Sui chinesa, o Príncipe regente japonês adotou regras de vestuário estilo chinês na corte japonesa. Posteriormente, as roupas na corte mudaram seguindo o sistema usado na corte Tang chinesa, e foram divididas em roupas cerimoniais, roupas de corte, de roupas de trabalho. Foi nesse período que se passou a usar no Japão os primeiros kimonos com a característica gola em "V", ainda similares aos usados na China.


No tradicional o que se destaca o kimono. Kimono em japonês significa literalmente "coisa de vestir". Fora do Japão essa expressão designa genericamente uma variada gama de peças e que no conjunto formam um visual considerado típico ou tradicional japonês, mas também é sinônimo da peça principal. No Japão, a peça principal que nós chamamos de kimono é chamada de kosode. Ele é uma peça bem longa usada tanto por homens quanto por mulheres e crianças.

 
 Entre os detalhes das roupas japonesas há um tradicional cinto que é o Obi. Este é uma faixa usada amarrada na cintura para manter o kimono fechado. Varia em largura e comprimento. Homens em geral usam obis de trama larga e firme, em cores discretas, estreitos, amarrando com um nó às costas circundando a linha abaixo da barriga. Mulheres em geral usam obis em brocado largos, com desenhos feitos no tear, ao redor do tronco e amarrados às costas. Cores e desenhos variam: os mais brilhantes e intrincados são usados em ocasiões formais. Há também o Obijime que é um cordão decorativo em fio de seda usado para dar acabamento e firmeza a amarração do obi. Usado pelas mulheres.

 

Quanto aos calçados podemos destacar a Geta que é uma sandália de madeira, geralmente usada por homens e mulheres. O Zõri que é uma sandália com acabamento em tecido, couro ou plástico. Os femininos são estreitos e possuem a ponta mais ovalada, e os masculinos são mais largos, retangulares, com as extremidades arredondadas. E o Waraji que são sandálias de palha trançada. Eram bastante comum décadas atrás, atualmente são mais usadas por monges.
 Os japoneses lentamente adotaram o vestuário ocidental. O processo começou por decreto: o governo determinou que todos os funcionários públicos, militares e civis, passassem a usar roupas ou uniformes à ocidental. Ao final da 1ª Guerra Mundial quase todos os homens já usavam ternos, camisas, calças e sapatos de couro. As mulheres adotaram mais lentamente os estilos ocidentais. No início apenas a aristocracia usava vestidos de gala, importados da Europa, usados em algumas ocasiões formais e em bailes em Tóquio. A partir da 1ª Guerra Mundial, mulheres instruídas e com profissões urbanas passaram a usar diariamente roupas ocidentais, mas só após a 2ª Guerra Mundial foi que o vestuário ocidental passou a ser a regra em todas as classes sociais, homens mulheres e crianças.

  
Atualmente, o Japão é conhecido por sua moda inovadora. É moda entre algumas garotas japonesas se vestirem de lolitas. Elas se inspiram na moda vitoriana, no gótico, punk e nos elementos do rococó.

 
 

Curiosamente, o uniforme escolar japonês foi tomado como uma variante especial do vestuário jovem.

 

Outra forma de se vestir que começou no Japão foi à moda “cosplay kosupure” que é quando as pessoas se vestem de anime, mangas, personagens de vídeo games.

 
 
 

 Por fim, a moda japonesa se modificou muito durante os séculos. Alguns ainda se vestem tradicionalmente, outros inovam (até demais), mas o importante é a rica cultura que esse País tão interessante mostra ao mundo.

Bonecas Barbie Japão




Alguns estilistas japoneses

Kenzo Takada


Rei Kawakubo

Issey Miyake

 

Deliciem-se!!

Um comentário:

  1. é por isso e muito mais que eu amo o japão http://cheyenne-opscresci.blogspot.com

    ResponderExcluir