segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Civilização Etrusca

             Os Etruscos foram um misterioso grupo de povos que viveram na Itália, na região a sul do rio Arno e a norte do rio Tibre, então denominada Etrúria e mais ou menos equivalente à atual Toscana.  
 
Ricos, elegantes e sofisticados, os Etruscos viviam bem a frente de seu tempo. "Eles não pareciam ter aquelas inibições sociais com as quais nos preocupamos". Eles adoravam banquetes e festas, beber e dançar. "Os Etruscos ensinaram os franceses que na época era os gauleses a beber vinho". E diziam que suas mulheres entregavam-se ao amor livremente.
Os trajes utilizados pela civilização eram, geralmente, costurados e drapeados.
Os Etruscos introduziram as tachas de metal na sola das sandálias, oferecendo maior tração e durabilidade. Mais tarde essas sandálias foram adotadas pelo exército romano. A toga mesmo sendo sempre relacionada aos romanos, na verdade tem origem etrusca.
A mulher etrusca participava ativamente da vida pública e se igualavam aos homens, inclusive quando se falava em roupas. Elas usavam mantos e túnicas, semelhantes às vestimentas masculinas. Mas para não ficar exatamente como os homens, usavam adornos, além de sapatos e chapéus diferentes.
Vestimenta Feminina: 
* Túnica longa, justa nos ombros e mais larga em direção aos pés, com mangas que iam até os cotovelos em ponta, o traje era usado sem cinto. Tinha nas costas uma abertura normalmente fechada por fitas, para a roupa se ajustar ao corpo; 
* O decote podia ser alto ou de ombro a ombro;
* Capas longas e retangulares feitas de tecido de alta qualidade, usadas de diversas maneiras; 
* Riqueza em jóias; 
* Cabelos presos em estilo cone; 
* Tingiam o cabelo;
 As mulheres usavam uma veste longa e justa, sem cinto, com meia manga e às vezes com uma abertura nas costas, fechada por fitas quando se vestia pela cabeça e ela era adornada com cercaduras decorativas. Sobre a veste, cobriam-se com uma capa longa e retangular que às vezes poderia cobrir-se a cabeça.
Vestimenta Masculina:
* Mantos feitos de ratângulos ou semicírculos de pano;
* Tebena: manto mais curto;
* Lacerna: manto mais longo; 
* Túnica reta até o quadril e abrindo em direção aos pés;
* Sapatos feitos de couro; 
* Bota alta, amarrada e com a ponta levemente virada para cima;
Os homens usavam uma túnica drapejada e por cima dos ombros e tórax a tebena, uma espécie de capa em formato de semicírculo, retangular ou mesmo semelhante a uma lua crescente.
Moda atual
O desfile Primavera-Verão 2011 do estilista Geraldo Couto, Casa dos Criadores, entrou em um clima nostálgico e evocou as mulheres etruscas, mitológicas, com longos amplos, drapeados e esvoaçantes.
A coleção é inspirada nas mulheres Etruscas do mundo antigo , no poder feminino que elas tinham. Elas eram mulheres muito fortes e decididas muito a frente do tempo delas. Toda a indumentária romana e grega foi sugada delas, os vestidos, joias toda imagem de riqueza e poder destas mulheres, elas tinham voz ativa na vida social, coisa que as romanas e gregas não tinham. A coleção tem esta força destas mulheres trazendo roupas de festa ultra forte e glamurosas.
 
A vida social da mulher Etrusca era muito mais livre que entre as gregas e as romanas, isso fez esses povos as considerassem "promíscua" e "licenciosa"; entre helenos e latinos as mulheres estavam absolutamente subordinadas aos varões.

Um comentário: