quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Civilização Egípcia

O Egito foi palco do surgimento de uma das civilizações que merecem destaque na história da antiguidade. A civilização egípcia foi umas das primeiras grandes civilizações da humanidade e deixou um legado riquíssimo em todas as atividades humanas.
No Egito, ao contrário da maioria das outras civilizações da antiguidade oriental, a mulher possuía posição excêntrica, podendo ocupar altos cargos políticos e religiosos, estabelecendo relativa igualdade com o homem.


 Mas vamos falar do vestuário.

O vestuário dos egípcios restringia-se a poucas peças, basicamente saia, blusa e túnica, com leve drapeados ou pregueados em diagonal, em geral confeccionadas em tecidos brancos, leves e transparentes, de algodão ou linho.
A roupa era um divisor das classes sociais. Para as classes mais altas, a roupa era muito mais luxuosa, enquanto as menos favorecidas, muita das vezes andavam nus. Os pastores e barqueiro geralmente usavam só uma faixa na cintura com tiras penduradas na frente. As bailarinas usavam vestidos transparentes. E as criadas andavam geralmente nuas ou com apenas uma tira de couro entre as pernas.


Vestuário masculino

As roupas masculinas era basicamente um saiote curto e uma ou várias pulseiras, um anel e um gorjal. Também usavam pingentes de jade ou de cornalina suspenso a um comprido cordão. Mas ele tinha a alternativa de substituir o saiote por uma saia tufada e calçar sandálias. Alguns egípcios usavam um vestido de linho plissado, bem decotado, modelando o tronco e de estreita roda.Eles atavam sobre o vestido um cinturão largo.
O traje de gala era complementado com o uso de uma grande peruca frisada que enquadrava a cabeça. Como adereço, recorriam as jóias, colares, um gorjal, peitorais de cadeias duplas, pulseiras, braceletes nos bíceps, sandálias calçadas.
Os faraós, além do saio curto, cobriam todo o corpo com uma capa de pele de leopardo curtida, que incluía as quatro patas e a cauda do animal. As garras do felino eram usadas como presilhas. 

  
Vestuário Feminino

As mulheres egípcias usavam uma camisa muito fina e, sobre a mesma, um vestido branco, plissado e transparente como o dos homens. O vestido unia-se sobre o seio esquerdo, descobria o seio direito, abria abaixo da cintura e descia até os pés. As mangas dos vestidos eram enfeitadas com franjas e os antebraços ficavam descobertos. Os pulsos femininos exibiam pulseiras e anéis.
A peruca era objeto de uso obrigatório comum traje de cerimônia. Além da cabeça, cobria as costas e as espáduas. Na cabeça, usavam um diadema de turquesa. Sobre a cabeça era equilibrado um cone. Não se sabe qual era a sua composição, mas supõe-se que consistia numa pomada perfumada. Esse cone, de resto, não era usado apenas pelas mulheres. Os homens portavam cones semelhantes em algumas ocasiões.


Tópicos relacionados ao vestuário:

* Usavam o mínimo de roupa, devido ao clima quente e seco;
* Tecidos: linho e algodão;
* Pele e lã: pouco usados e jamais dentro de um templo;
* Cores: verde (vida e juventude), branco (felicidade), amarelo (ouro);
* Transparência;
* Plissado (Faraó, Rainha e Corte);
* Cuidavam do corpo;
* Riqueza em detalhes;
* Raspavam a cabeça e usavam perucas;
* Não usavam barbas, e quando usavam, as mesma eram falsas;
* Em festas usavam suporte de metal no queixo;
* Padrão de higiene elevado;
* Sacerdotes preparavam as maquiagens;
* Adoravam perfumes;
* Base das roupas: retângulo;
* Faraó e Sacerdotes usavam sandálias com sola feita de papiro e uma tira entre os dedos;
* Exército usava sandálias de couro;
* Classes mais baixas andavam descalços;
* Acessórios: cintos, braceletes, colares, pérolas, diademas, perucas, tornozeleiras e coroas;
* Classes altas: muito ouro, prata e cobre, com muitas pedras preciosas;
* Classes baixas: conchas, marfim e pedras;

 
              Sandálias

As sandálias, por outro lado, não eram usadas propriamente para andar, mas apenas nos momentos convenientes. O homem do povo levava suas sandálias na mão ou penduradas em um cajado, e só se calçavam quando chagava ao seu destino.
Até o faraó, às vezes, andava descalço e um dos seus criados de sua escolta carregava-lhe as sandálias. Tais calçados eram feitos de papiro transado, de couro ou até mesmo com solado e correias de ouro.


Cosméticos

No Egito a maquiagem tornou-se parte da higiene diária e toma função de requinte, assim começa então a maquiagem como ritual de beleza. A aplicação de óleos aromáticos, por exemplo, era muito comum.
As misturas de metais pesados davam o tom esverdeado para impregnar e proteger as pálpebras dos nobres. É também com a civilização egípcia que surge a distinção: "Mulher de pele clara" e "Homem de pele escura". Cleópatra bem representou o ideal de beleza daqueles tempos. Carismática e poderosa, ela imortalizou seu tratamento banhando-se em leite, cobrindo as faces com argila e maquilando seus olhos com pó de khol.
A khol tinha cor preta ou azul- escuro. Para fazê-la, recorria-se a compostos minerais. Essa pintura era largamente utilizada, tanto por homens quanto por mulheres. Cremes hidratantes eram necessários para manter a pele em bom estado no clima quente e seco do Egito. Sabemos que usavam também pintura para os lábios e bochechas.



Também vale lembrar das grandes interpretações de Cleópatra no cinema

Theda Bara (1917)
 
Claudette Colbert (1934)
  
Vivien Leigh (1945)


Elizabeth Taylor (1963)

Mônica Bellucci (2008)

Alessandra Negrini (2008)


e das bonecas Barbie inspiradas na rainha egípcia


  
Agora falando de moda atual...

A grife Der Metropol, do estilista Mario Francisco, no desfile da Casa dos Criadores, apresentou uma coleção masculina inspirada no Egito Antigo e que mescla streetwear com alfaiataria. Baseada na representação da flor de lótus, botões e rebites banhados a ouro. Cores preto, azul cinza branco e um toque de vermelho. Os tecidos são leves e estampas de penas. O destaque fica por conta das calças e bermudas, com um toque de alfaiataria. A calça cenoura (que tem o quadril maior e afunila nas pernas) são puro charme.

 



  Apreciem!!

3 comentários:

  1. gostei muto das matérias que eu acabei de ver e apreciar!

    ResponderExcluir
  2. tem um porém os trajes masculinos deixaram muito á desejar em comparação com os que eu crio com base em mim e no mundo vip dos homens !

    ResponderExcluir
  3. Olá. Fiquei curiosa em saber qual é sua fonte pesquisa...Poderia citá-la?

    ResponderExcluir